Memória Titulo Memória
Atrás do grande mistério do Grande ABC

O título é emblemático: Ruínas de Santo André da Borda do Campo...

Ademir Medici
20/04/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O título é emblemático: Ruínas de Santo André da Borda do Campo, em frente ao Cemitério de São Bernardo. O acervo, insuspeito: Museu Paulista da USP, a Universidade de São Paulo, cujo nome popular e mais conhecido é Museu do Ipiranga. A descoberta é do pesquisador de São Bernardo, Vicente D’Angelo, em parceria com Elexina, sua esposa.

A boa qualidade da foto tem a sua razão, já que faz parte da coleção do álbum do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1837-1905).

O carioca Militão foi um dos maiores nomes da fotografia brasileira na segunda metade do século 19. Fotografou São Paulo entre 1860 e 1880. Aventurou-se pela Serra do Mar, cobrindo a construção da Estrada de Ferro São Paulo Railway, que corta o Grande ABC.

Quando Militão estava na ativa profissional, ainda no século 19, já se discutia um tema que nunca deixou de ser atual: a localização da Vila de Santo André da Borda do Campo, origem do Grande ABC.

A também chamada Vila de João Ramalho existiu, seguramente, entre 1550 e 1560. A data básica é o 8-4-1553, quando a Vila foi efetivamente fundada. Sete anos depois – apenas sete anos – por questões de segurança e atendendo a ordens do governo de então, seus moradores foram transferidos para São Paulo de Piratininga, entre eles o alcaide-mor João Ramalho. E aos poucos a Vila de Santo André da Borda do Campo chegou ao fim.

Sabe-se que ficava em um ponto do atual Grande ABC. Mas, onde?

A legenda da foto é clara: Ruínas de Santo André da Borda do Campo, em frente ao Cemitério de São Bernardo. São Bernardo, no caso, todo o espaço do atual Grande ABC, ou quase todo, desde o tempo da Freguesia de São Bernardo (século 19) até o do Município de São Bernardo (1889 a 1938), quando o nome é alterado para Santo André.

Portanto, o Cemitério de São Bernardo citado tanto pode ser o da Vila Euclides, de São Bernardo, nos seus primórdios, ou o dos Bexiguentos, de Santo André. Outros cemitérios existentes no tempo do fotógrafo Militão eram os da Fazenda Guacuri (Diadema) e Pilar Velho (Ribeirão Pires).

Havia cemitérios atrás das várias capelas de então, praticamente todas extintas.

Temos, em Santo André, o Córrego do Cemitério, que deságua no Rio Tamanduateí depois de cruzar a área do Paço Municipal e da praça defronte à Escola Américo Brasiliense. Teria existido algum cemitério por aqui? Neste caso, se localizaria a poucos metros da Redação do Diário.

Mas, voltemos à foto. Comenta o pesquisador Vicente D’Angelo:

1 – Observe que o muro é semelhante ao pintado por Miguel Dutra em sua aquarela (de 1835) – e outro dia reproduzida aqui em Memória.

2 – São observadas por detrás do muro as nuances de uma construção que poderá ser uma capela.

O mistério continua, já que eram várias as capelas ou suas ruínas existentes no Grande ABC ao tempo do Militão.

Ficam a foto e as observações para o grande ponto de interrogação da história do Grande ABC: onde, afinal, se localizou a Vila de Santo André da Borda do Campo?

Santos do Dia

- Santo Antonino (Itália 1389 – 1459). Bispo e arcebispo de Florença, sua cidade natal. Era chamado pelo povo de Antonino dos Bons Conselhos. Fundou o Convento de São Marcos, que abriu a primeira biblioteca pública da história.

- Marcelino de Embrun

- Sulpício

Municípios Paulistas

Aniversariam hoje quatro municípios:

- Águas de Santa Bárbara. Elevado a município em 1876, quando se separa de Lençóis Paulista.

- Caraguatatuba. Criado por lei provincial de 20-4-1857, separando-se de São Sebastião.

- Cunha. Criado em 1785. Elevado a município em 20-4-1858, quando se separa de Guaratinguetá.

- Paranapanema. Instalado como município em 15-4-1945, quando se separa de Itaí, na região de Itapeva.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de abril de 1986 – ano 28, nº 6113

Manchete – São Bernardo isenta de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) as vítimas de enchentes

Indústria – Cofap procura locais livres de agitações sindicais.

- Com unidades entre Santo André e Mauá, indústria emprega mais de 10 mil funcionários.

- É considerada a maior metalúrgica de Santo André.

- Em 1985 a greve de 25 dias abalou as atividades da empresa, declarava Abraham Kasinski, seu presidente.

Ribeirão Pires – Prefeitura vai reformar o minizoológico, que ganhará ancoradouro às margens da Represa Billings.

Em 20 de abril de...

1916 – Prefeitura de São Bernardo alargava a Avenida Washington Luís, futura Rua Siqueira Campos, em Santo André, aproveitando-se da doação de uma nesga de terreno da chácara do industrial Kowarick, de Santo André.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘O incêndio no arsenal de Lisboa.’

1951 – Inaugurado templo adventista na Vila Curuçá, em Santo André.

1956 – Prefeito Pedro Dell’Antonia, seu assessor Alcindo Tavernaro e o vereador Carrasqueira Filho, de Santo André, reúnem-se em Santos com Ciro Lustosa, gerente da Companhia City, para reivindicar o fornecimento de iluminação domiciliar para os moradores de Paranapiacaba.

1961 – Rolls Royce inaugura fábrica de São Bernardo.

Hoje

- Dia do Diplomata

- Dia do Disco  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;