Política Titulo
PT de Sto.André trabalha por chapa de consenso
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
27/03/2011 | 07:19
Compartilhar notícia


Termina hoje, às 12h, o seminário do PT de Santo André que visa fazer balanço do partido nos últimos dois anos, traçar estratégia de oposição ao governo Aidan Ravin (PTB) e, principalmente, construir consenso sobre o candidato ao Paço no ano que vem. É o pontapé inicial em busca da unidade da legenda, que está dividida desde as prévias realizadas em 2007 e que definiram Vanderlei Siraque como postulante da sigla na derrota de 2008.

Desde ontem os petistas estão debruçados sobre o projeto político que permeará as discussões até a definição do candidato ao pleito de 2012. Há disposição de evitar a disputa interna, que culminou na vexatória derrocada na eleição passada.

Mas está longe da definição de um nome de comum acordo entre as diversas correntes do partido. No atual panorama aparece como possível cabeça da chapa que concorrerá à Prefeitura a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o ex-prefeito João Avamileno, a ex-vice-prefeita Ivete Garcia, o deputado estadual Carlos Grana, o ex-deputado estadual Vanderlei Siraque, além de vereadores.

Um leque amplo, difícil de ser fechado. Por isso é tratado como "desafio" pelo presidente municipal do PT, Luiz Martino Turco. "Temos de nos acertar para irmos fortes e unidos para a eleição, se possível sem prévias", discorre o dirigente. "É o início desse processo", completa.

Há ainda um fator que não entrou em cena, mas promete ser decisivo - quiçá inexorável -, chamado Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente está tomando ciência da realidade das cidades da Região Metropolitana para gerenciar as candidaturas petistas. Se houver interferência no processo e ele apontar para um nome (como ocorreu em São Bernardo no pleito de 2008), dificilmente haverá aversão. Seria solução plausível para uma ferida cuja cicatriz ainda não se fechou. Apesar da possibilidade,real isso ainda não está sendo discutido pelo partido.

 

Derrota de 2008 foi histórica e traumática para a legenda

 

Foi justamente numa prévia - eleição interna entre filiados para definir quem é o candidato - que o PT de Santo André viu o castelo do poder desmoronar, após 12 anos consecutivos à frente do Paço. O processo foi traumático e teve consequência histórica.

Disputavam as preliminares, no fim de 2007, a vice-prefeita Ivete Garcia e o então deputado estadual Vanderlei Siraque. O prefeito João Avamileno apoiou o parlamentar, que venceu o processo interno.

Depois da decisão, o racha: 13 secretários pediram demissão da Prefeitura. Um fato histórico. A divisão persistiu até a eleição de 2008. Por menos de 2% dos votos válidos Siraque não conquistou o Paço no primeiro turno. Mas no segundo turno foi superado pelo petebista Aidan Ravin.

"Vemos fragilidade no governo Aidan. Ficamos no poder e, portanto, fora da oposição por 12 anos. Temos de ser mais enfáticos. Também para isso estamos debatendo agora", avalia o presidente do PT, Luiz Turco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;