Cultura & Lazer Titulo
Cidade de Dalí vê arte naif brasileira
Rení Tognoni
Da Redaçao
04/04/1999 | 18:09
Compartilhar notícia


No início deste mês, o Museu de Arte Naif, inaugurado em maio do ano passado em Figueras, na Espanha, abriu ao público a exposiçao Homenagem aos mestres naif brasileiros, que reúne 150 quadros de 30 artistas brasileiros.

Trata-se do primeiro grande evento realizado pelo museu espanhol, que traz, entre outros, nomes como Rodolpho Tamanini, José Sabóia, Francisco Severino, Ernani Pavaneli, Ivonaldo, Dila, Ana Maria Dias, Zé Cordeiro, Isabel de Jesus e Sonia Furtado. As cores brasileiras poderao ser conferidas no museu até o mês de julho.

A maioria das obras da exposiçao foi selecionada pela Galeria Jacques Ardies, a mesma que inaugura no próximo dia 13, às 20h, em Sao Paulo, a mostra Arte brasileira na Espanha, que também tem como tema a arte naif.

Dos artistas que compoem a Homenagem aos mestres naif brasileiros, 22 estarao presentes na exposiçao paulistana. As obras poderao ser vistas até 8 de maio, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. A Galeria Jacques Ardies fica na rua do Livramento, 221, no Ibirapuera (tel.: 884-2916).

Já o Museu de Arte Naif, que atualmente possui um acervo de 1,7 mil obras de artistas naif de todo o mundo, fica instalado no castelo El Moli de la Torre (ou o moinho da torre), construído no século XIX pelo Marquês de la Torre e adquirido posteriormente pelo artista espanhol Pitxot. Atualmente o castelo pertence ao empresário francês Albert Laporte.

Na pequena Figueras também está localizado o Museu Salvador Dalí, idealizado e construído pelo próprio artista surrealista, no qual figuram dezenas de ovos gigantescos adornando a copa do prédio.

Figueras, aliás, foi a cidade onde nasceu Dalí, em março de 1904, e para onde ele retornou para construir o museu após consolidar sua carreira trabalhando em Nova York e Paris. Foram os jardins que circundam o Museu de Arte Naif que deram a Dalí inspiraçao para traçar suas primeiras obras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;