Internacional Titulo
Conferência discute as mudanças no clima mundial
Do Diário do Grande ABC
12/09/2000 | 00:58
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro francês, Lionel Jospin, inaugurou nesta segunda a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Lyon, na França. O evento reúne 1,7 mil especialistas que representam governos e ONGs de 154 países. Enquanto era realizada a sessao de abertura, cerca de 20 membros da organizaçao ecológica Greenpeace manifestaram-se diante do Palácio dos Congressos de Lyon, onde está sendo realizada a conferência, para protestar contra a utilizaçao de energia nuclear como alternativa para reduzir a emissao de gases do efeito estufa. Os manifestantes exibiam cartazes que diziam: "A energia nuclear nao é a soluçao para a mudança de clima".  

Jospin anunciou à organizaçao que "até o final do ano" terá um plano de economia de energia na França e afirmou que as medidas de diminuiçao dos impostos sobre os combustíveis, tomadas recentemente pelo seu governo, "nao colocam em dúvida" o programa francês de luta contra o efeito estufa.

A Conferência de Lyon é uma nova etapa da negociaçao sobre as formas de aplicaçao do protocolo de Kyoto, acordo internacional sobre a reduçao da emissao de gases que causam o efeito estufa.

Defendendo este protocolo, Jospin insistiu na "urgência" de sua aplicaçao e na importância de um esforço coletivo dos países industrializados, que devem assumir suas responsabilidades e adotar medidas realmente sérias para o controle do uso de energia.

Sem citar os Estados Unidos, Jospin recordou a posiçao da Uniao Européia, cuja presidência rotativa pertence atualmente à França. Os mecanismos de flexibilidade (créditos para a emissao de gases causadores do efeito estufa) só devem ser utilizados de acordo com os esforços de cada Estado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;