Cultura & Lazer Titulo Teatro
Arte são-caetanense

Mostra de Teatro da Fundação das Artes reúne cerca de
90 grupos em 100 apresentações espalhadas pela cidade

Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
03/11/2011 | 07:41
Compartilhar notícia


Começa amanhã, com encenação do Núcleo de Teatro da Terceira Idade, a Mostra de Teatro da Fundação das Artes, que através de encontros, seminários e uma centena de apresentações reúne cerca de 87 grupos livres e técnicos da instituição são-caetanense e do programa Viva Arte Viva e do Ponto de Cultura Apap Artecidade. Todos os espetáculos com entrada franca.

Itinerante, a mostra ocorrerá até o dia 18 de dezembro em lugares como o Teatro Santos Dumont, a Fundação das Artes, o Sesc São Caetano, o Cise João Nicolau Braido e algumas escolas municipais. A programação completa pode ser conferida no site www.fascs.com.br/secult.

Encenando textos próprios, remontando clássicos e autores teatrais ou tornando projetos de outros em trabalho próprio, os estudantes formatam as dramaturgias a partir das experiências conduzidas em sala de aula, onde se trabalha principalmente com jogos.

"A nossa pedagogia de teatro é calcada nos jogos, sejam eles dramáticos, de teatro esporte ou comuns. Essa prática pressupõe a ideia do aprendiz participante, construtor do projeto ao lado do orientador", diz Sérgio de Azevedo, coordenador de projetos culturais da Fundação das Artes.

No palco, um panorama diverso do teatro feito pela cidade, contaminado por seus personagens e criadores, misturando obras universais com casos do município e da história de cada um, em montagens que contemplam diferentes gêneros.

ABERTURA
Amanhã, às 21h, no Teatro Santos Dumont (Avenida Goiás, 1.111. Tel.: 4221-8347), o projeto estreia com a comédia 'O Bem Velado', montagem que leva ao palco cinco atores do grupo da terceira idade para contar a história de Abreu, um morto celebrado no velório não se sabe por qual motivo: o amor e a amizade ou o bilhete de loteria premiado que ele deixou de herança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;