Internacional Titulo
Tripulantes da Estação espacial preparam chegada de nova missão
Da AFP
20/03/2006 | 10:57
Compartilhar notícia


A nave espacial russa Soyuz se desacoplou nesta segunda-feira da ISS (Estação Espacial Internacional), para deixar livre o local onde outra nave chegará no dia 1º de abril com novos tripulantes, incluindo o astronauta brasileiro Marco Pontes.

Dirigida pelo russo Valeri Tokarev, acompanhado do americano William MacArthur, a Soyuz desacoplou do módulo Zaria da ISS às 6h46 GMT (3h46 de Brasília) e se afastou 50 metros da estação, que ficou momentaneamente deserta.

"A operação foi executada manualmente, com uma precisão digna de destaque. Graças ao profissionalismo dos pilotos, durou 22 minutos ao invés dos 34 previstos", comemorou informou o porta-voz do TSOUP (Centro de Controle de Vôos Espaciais), Valery Lyndin.

O brasileiro Marco Pontes, o americano Jeffrey Williams e o russo Pavel Vinogradov deixaram a Cidade das Estrelas, na periferia de Moscou, no sábado e seguiram para o cosmódromo russo de Baikonur, de onde decolarão no dia 29 de março.

Eles decolarão do centro de vôos espaciais no dia 30 de março a bordo de uma nave Soyuz TMA-8, cujo acoplamento à ISS está previsto para dois dias depois, 1º de abril.

O russo e o americano cumprirão a 13ª missão permanente a bordo da ISS. O brasileiro ocupará o terceiro lugar a bordo da nave Soyuz. Pontes retornará à Terra no dia 9 de abril, com a atual tripulação da ISS, Valeri Tokarev e William MacArthur, que estão a bordo da ISS desde outubro de 2005.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;