Política Titulo
DEM deixa base aliada de Santo André e pode apoiar CPI
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
28/08/2009 | 07:36
Compartilhar notícia


O prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), perdeu ontem mais um partido aliado. Os três vereadores do DEM confirmaram a saída da base de sustentação alegando dificuldades no acesso às secretarias e discordância com o método de articulação entre a Prefeitura e a Câmara, conduzida por Walter Roberto Torrado, o Beto Torrado. "Enquanto o Beto estiver nesta posição, o DEM estará fora da base", declarou Evilásio Santana, o Bahia.

Em seu discurso, Geraldo Isqueiro, líder da bancada democrata, afirmou que a cidade vive grave momento político e, por isso, o partido deixa a base aliada. "Não se trata de uma medida que visa prejudicar o povo, pois em tudo que for bom para a cidade, votaremos. Mas nosso partido deliberou por adotar uma posição de independência e vamos seguir isso", disse.

Na madrugada de ontem, os vereadores Bahia e Isqueiro foram alvos de panfletagem com material apócrifo acusando-os de terem recebido dinheiro para aprovar as contas do ex-prefeito João Avamileno (PT), votadas na terça-feira. Ambos usaram a tribuna para rebater as acusações.

Isqueiro disse que quem fez o material tem ligação com a Prefeitura. "Com certeza veio deles. Desafio qualquer um a achar a mala de dinheiro que disseram que ganhei. Se acharem, vou até querer que dividam comigo", declarou.

Aproveitando a situação, o presidente municipal do PT e vereador, Tiago Nogueira, usou a tribuna para convidar o DEM e o PSB, que deixou a base na terça-feira, para ingressarem na oposição. "Este é um dia que marca o fim da maioria na Câmara para o prefeito. Aproveito para fazer um convite aos colegas que deixaram a base para somarem com o PT. Juntos, vamos fazer o bem para a cidade. Nossa oposição não é ao povo, mas vamos fiscalizar o governo", disparou.

Costurando o discurso de Tiago, o também petista José Montoro Filho, o Montorinho, criticou o governo e retomou a possibilidade da instauração de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar possíveis irregularidades na captação de recursos da Prefeitura e o convênio com o Instituto Nova na área da Saúde. "Agora, vamos ter mais força para investigar o prefeito", enfatizou.

O PT espera conseguir apoio para as CPIs, tendo em vista que Aidan perdeu cinco vereadores e conta agora com dez dos 21 parlamentares da Casa.

Ao que parece, o apoio do DEM não será difícil. "Vamos nos reunir com o partido na segunda-feira para definir sobre CPI. Se o partido definir apoio, vamos votar a favor", explicou Isqueiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;