Cultura & Lazer Titulo
Chitãozinho e Xororó cantam em Ribeirão
Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
31/08/2001 | 19:13
Compartilhar notícia


  Chitãozinho e Xororó voltam neste sábado a Ribeirão Pires com expectativa de quebrar um recorde no Centro Hípico Amarelinho, à 0h. O maior público que a casa recebeu, cerca de 28 mil pessoas, foi em 1999, exatamente um show da dupla. Apresentação que os dois irmãos recordam com um carinho especial: foi o primeiro e único show acústico para um grande público ao vivo. Foi só voz e violão, e durou pouco mais de uma hora. Tudo porque o gerador de energia da casa quebrou.

Neste sábado, gerador garantido no Amarelinho, a dupla faz o show Irmãos Coragem, que estreou em novembro de 2000 no Via Funchal, em São Paulo, para comemorar as três décadas de carreira, e que virou o CD Irmãos Coragem – 30 Anos ao Vivo.

A produção promete ser a mesma apresentada em São Paulo: cenário de madeira com estruturas metálicas, luz especial, 12 toneladas de equipamentos e equipe com 50 pessoas. A abertura fica por conta da banda Furacão, às 23h. Chitãozinho e Xororó entram no palco à 0h para uma apresentação com duração prevista de uma hora e 30 minutos, fora o bis.

O show terá a obrigatória Fio de Cabelo, primeiro grande sucesso da dupla, lançada em 1982, e um dos marcos da virada da música sertaneja para o topo das paradas musicais nos anos 80 e início dos 90. Outros sucessos, como Na Aba do Meu Chapéu e Evidências, não vão faltar, bem como as dançantes Deixei de Ser Cowboy por Ela e Bailão de Peão. O lado romântico ficará com Coração Sertanejo, Se Deus me Ouvisse e Corpo e Alma. A música que deve abrir o show é Irmãos Coragem, que também inicia o CD.

Filhos de Mário Antônio de Lima, da antiga dupla Barreto e Marinho, José Lima Sobrinho, 47 anos, e Durval de Lima, 44, aprenderam com o pai as primeiras notas de violão. No início, tocavam em reuniões de família, festas juninas e picadeiros de circo no Paraná, de onde a família veio para São Paulo. Em 1967, cantaram na Rádio Clube de Santo André Tocando a Boiada, de seu pai, e começaram a participar de programas de calouros.

O primeiro LP foi Galopeira (1970), quando estrearam osnomes Chitãozinho e Xororó, tirados da toada de Athos Campos e Serrinha, que fala desses dois passarinhos. O sucesso começou com 60 Dias Apaixonado, disco de ouro em 1979, seguido de Fio de Cabelo. Em 1988, com um show no Palace, a dupla abriu caminho para a música sertaneja nas grandes casas de espetáculo. Em 1995, fizeram parte de um emocionante encontro de três gerações: Tonico e Tinoco, Chitãozinho e Xororó e seus respectivos sobrinhos e filhos, Sandy e Junior.

Chitãozinho e Xororó – Show. Sábado, a partir das 23h, com abertura da banda Furacão. No Centro Hípico Amarelinho – av. Miro Atílio Peduzzi, 945, Ribeirão Pires. Tel.: 4827-9200. Ingr.: R$ 15 (antecipado até as 19h) e R$ 20. A casa abre às 20h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;