Economia Titulo
BCE vai evitar "território absurdamente negativo" para juros, diz Coeuré
30/03/2016 | 08:22
Compartilhar notícia


O Banco Central Europeu (BCE) não descarta a possibilidade de voltar a cortar juros, mas os bancos podem ficar tranquilos porque o BCE não vai levar as taxas para "território absurdamente negativo", afirmou Benoît Coeuré, integrante do conselho executivo da autoridade monetária europeia.

Em entrevista ao Politico, publicada no site do BCE, Coeuré disse que taxas negativas não são o principal instrumento da instituição, mas apenas ajudam a sustentar sua política monetária.

"E olhando mais adiante, não nos faltam instrumentos - nossas opções são muitas. Teremos condições de lidar com situações adversas, se necessário, afirmou Coeuré ao jornal.

Coeuré também ressaltou que a rentabilidade dos bancos melhorou recentemente, se for levado em consideração o impacto geral da política monetária. À medida que a demanda por crédito cresceu, os riscos econômicos diminuíram e as margens de juros do setor bancário se ampliaram, argumentou ele.

"Obviamente, o impacto difere dependendo dos modelos de negócios dos bancos e de quão negativos estão os juros", explicou Coeuré.

No último dia 10, o BCE anunciou uma série de novas medidas de estímulos, que incluiu cortes de juros e a ampliação das compras de ativos, numa tentativa de impulsionar o crescimento e a inflação da zona do euro. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;