Economia Titulo
EUA e Europa discutem novas medidas para importações
Da Agência Brasil
16/11/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Estão surgindo novas ameaças às exportações brasileiras nos maiores mercados do mundo, Estados Unidos e União Europeia. Três grupos de barreiras preocupam: ambientais, trabalhistas e de segurança. Deputados americanos e europeus debatem novas legislações sobre esses temas, que são foco da agenda comercial.

Estudo da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) aponta que 15,4% das exportações brasileiras para os EUA - o equivalente a US$ 5 bilhões - estão na mira da nova legislação americana de mudanças climáticas. A lei pode atingir as vendas brasileiras de aço, celulose, papel e alumínio.

No Congresso americano é discutida a aprovação de medidas que obrigam os importadores a comprar licenças para emissão de carbono. Na Europa, a mesma hipótese é estudada, caso os emergentes não assumam compromissos em pró-aquecimento global.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;