Internacional Titulo
EUA libertam cinco chineses detidos em Guantánamo
Da AFP
05/05/2006 | 21:00
Compartilhar notícia


O governo dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira a libertação de cinco chineses detidos na base militar de Guantánamo, em Cuba, que serão recebidos como refugiados pela Albânia.

"Hoje cedo, o governo albanês aceitou receber como refugiados cinco uigures chineses que estavam detidos pelo Departamento de Defesa na base de Guantánamo", informou o porta-voz do Departamento, Sean McCormack.

O governo americano tinha reconhecido em 2005 que estes chineses muçulmanos "não eram combatentes inimigos", status que Washington impôs aos presos na guerra contra o terrorismo.

Os cinco uigures, de língua turca, são originários da província de Xinjiang, no noroeste da China, onde existe uma importante corrente separatista. O grupo estava detido desde junho de 2002 na base de Guantánamo.

Washington se negava a entregá-los à China, onde poderiam sofrer maus-tratos, e esperava que um país recebesse o grupo como refugiados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;