Cultura & Lazer Titulo
Cultura exibe arte brasileira registrada para a telinha
Nelson Albuquerque
Da Redaçao
26/08/2000 | 16:35
Compartilhar notícia


A TV Cultura exibe neste domingo Na Trilha dos Pincéis, um apanhado de vários documentários sobre os principais movimentos das artes plásticas no Brasil. A atraçao faz parte do programa Arquivo Cultura e vai ao ar às 16h.

Sem se comprometer em remontar a história das artes plásticas brasileiras, o programa foi buscar imagens em 1,5 mil documentários do arquivo da emissora. A idéia é mostrar a versatilidade na produçao de gravaçoes para televisao.

O levantamento resgatou trabalhos de 25 diretores, inclusive do cineasta Luís Alberto Pereira. Sob o olhar de Ozualdo Candeias, é mostrado O Aleijadinho (1979), que traz a obra de Antônio Francisco Lisboa.

Um dos ocorridos importantes para nossa cultura, a formaçao de grandes acervos na década de 40, ficou registrado em Masp, uma Aventura do Olhar (1993). A partir dessa época, o Masp e o MAM (em Sao Paulo e no Rio) começaram a oferecer a seus visitantes a chance de ter contato com obras de artistas nacionais e estrangeiros.

Há também gravaçoes premiadas, como a Planeta Bienal (1997), que acompanhou um divertido passeio de crianças pela 23ª Bienal de Sao Paulo. O documentário ganhou o troféu especial Fundaçao Hoso Bunka, do Prêmio Japao.

Um pouco sobre a história do país foi tirado do programa Brasil dos Viajantes (1993). A gravaçao foi realizada em uma exposiçao homônima com imagens feitas pelos europeus de um índio brasileiro, do seu modo de vida, da fauna, da flora e da geografia nacional.

Os outros diretores integrantes do Na Trilha dos Pincéis sao: Carlos Gaspar, Roberto Santos, Suzana Amaral, Armando Figueiredo Filho, Zita Bressane, Vera Roquette Pinto, Penna Filho, Aurélio Michiles, Marcelo Amadei, Roseli Galletti, Marcelo Tassara, Maria Inês Landgraf, Carlos Alberto Vicalvi, Cristina Fonseca, Regina Ferreira, Estela Padovan, Mercedez Sanches, Cleston Teixeira, Adelina Silveira, Heloisa Castellar, Ricardo Lobo, Ricardo Miranda e Márcia Cunha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;