Política Titulo
Lula diz que é momento de começar a cumprir promessas
Do Diário OnLine
Com Agências
11/09/2003 | 15:17
Compartilhar notícia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta quinta-feira, durante cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, que chegou a hora de cumprir as promessas de campanha em relação aos investimentos no setor. “Agora não posso mais fazer promessa. Agora tenho que cumpri-las. Esse é o fato ruim de perder muitas eleições. Você assume muitos compromissos”.

Lula prometeu inaugurar um novo veículo lançador de satélites (VLS) na Base de Alcântara ainda em seu governo. O terceiro protótipo do foguete brasileiro pegou fogo no mês passado, matando 21 pesquisadores. “Faremos isso pelo futuro do nosso país e também para homenagear a memória dos 21 pesquisadores e técnicos que deram sua vida pelo desenvolvimento da tecnologia espacial brasileira”.

O presidente chamou de pessimistas os que questionam a importância desse projeto. “Não conheço nenhum país do mundo que tenha rompido as amarras do atraso sem investimento em ciência e tecnologia”.

Composto por oito ministros e oito representantes do setor acadêmico e empresarial, o Conselho é presidido por Lula e irá propor as políticas de ciência e tecnologia para o país. Além de definir as prioridades para o setor, os 16 representantes elaborarão os planos e programas que serão implementados pelo governo federal. Em seu discurso, Lula reclamou da ausência de mulheres no grupo.

O Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia estava desativado desde dezembro de 2001 e a primeira reunião depois da reinstalação será realizada ainda nesta quinta. Na pauta estão a proposta de realização de uma conferência nacional de ciência e tecnologia e a possibilidade de ampliação do número de integrantes do conselho, para aumentar a participação da sociedade civil.

Participaram do evento os ministros Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, e Ciro Gomes, da Integração Nacional.

Agenda- Às 18h30, Lula recebe os presidentes das 27 Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O grupo será liderado pelo presidente do Conselho Federal da entidade, Rubens Approbato Machado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;