Política Titulo Apoio
Volpi não avança com PSD e Kassab deve intervir

Interferência do líder nacional do partido é iminente em Ribeirão

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
11/02/2012 | 07:47
Compartilhar notícia
Andre Henrique/DGABC


 

A reunião entre o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), e o presidente municipal do PSD, vereador Koiti Takaki, ontem, não teve deliberação sobre apoio da legenda ao candidato indicado pelo grupo governista, Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS). A última chance para aliança é a intervenção da executiva nacional, capitaneada pelo chefe do Executivo na Capital, Gilberto Kassab.

Ao tomar conhecimento que o PSD apoia a pré-candidatura de Saulo Benevides (PMDB), que está na oposição, o fundador do PSD teria ordenado a presença do diretório municipal no arco de alianças do governo Volpi.

O encontro entre Koiti e o prefeito ocorreu para colocar um ponto final nas brigas entre os dois. Os desentendimentos começaram ainda na primeira gestão do verde, em 2005, quando Koiti era secretário de Esportes. A principal cobrança do vereador era a falta de espaço na administração. As rusgas culminaram na saída do parlamentar do PV, no ano passado.

Segundo fontes ouvidas pelo Diário, a conversa no gabinete do prefeito foi tensa. Por diversos momentos foi possível ouvir falas exaltadas do lado de fora. O nervosismo de Koiti ao sair era nítido. "Não discutimos sobre o PSD. Não tem como conversar sobre eleição agora, pois tínhamos outras pendências para resolver", contou o pessedista.

Segundo o relato de fontes, Volpi tranquilizou o presidente do PSD na cidade e afirmou que não há nenhuma conversa com a estadual sobre o apoio na eleição de outubro, apesar das constantes visitas do verde ao gabinete do prefeito da Capital. Contudo, Kassab não desmarcou sua pré-agenda no evento para alavancar o nome de Dedé, na terça-feira.

Em nenhum momento o verde foi incisivo sobre um apoio ao governo. Esperava-se que o convite fosse oficializado. A oferta de uma secretaria também não estava descartada.

O vereador e o prefeito realizaram acordo para que não se ataquem mais por meio da imprensa, prática comum por parte do parlamentar. "Cada um segue seu caminho e tudo bem", ressaltou Koiti. Volpi não quis falar sobre o encontro.

O posicionamento no Legislativo também não sofre alterações. "O que for melhor para a cidade, vamos votar sem problema. O que for ruim, nós vamos discutir antes", afirma o comandante do PSD na cidade. O presidente do Legislativo, Gerson Constantino, e o vereador José Nelson de Barros, o Zé Nelson (PSD), também estiveram na reunião, mas não falaram sobre o encontro.

 

DIAS AGITADOS

A informação da possível aliança entre o grupo situacionista e o PSD agitou os bastidores durante a semana. Na terça-feira, José Police Neto (PSD), articulador do partido na Região Metropolitana, admitiu que há convergência para que governo e a legenda caminhem juntos.

Porém, o coordenador do PSD no Grande ABC, deputado estadual José Bittencourt, foi até ao Legislativo de Ribeirão dois dias depois para garantir o partido no grupo da oposição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;