Internacional Titulo
‘Retirada israelense pode ser chave para paz’, diz embaixador
Da AFP
05/04/2004 | 22:12
Compartilhar notícia


A retirada israelense de algumas zonas palestinas, dentro do plano de separação do primeiro-ministro Ariel Sharon, pode ser "chave" para relançar o processo de paz, declarou nesta segunda-feira o embaixador americano no Cairo, David Welch.

"Se houver uma decisão do governo israelense de retirar (as colônias) de certos lugares (dos territórios palestinos ocupados), talvez haja uma saída para ativar o processo de paz", disse Welch, em entrevista à rede egípcia Nile TV, respondendo se o plano de Sharon de separação poderia levar à realização da visão do presidente dos EUA, George W. Bush, sobre a existência de dois Estados, um palestino e outro israelense, e à aplicação do ‘Mapa da Paz’.

Welch comentou que uma retirada israelense deve ser "coerente" com o "Mapa da Paz" e "nos aproximar da visão do presidente Bush".

Ao ser interrogado sobre se o Departamento de Estado americano considera, como o governo israelense, que não há interlocutor palestino para a paz, o diplomata avaliou que, "do ponto de vista prático (...), há a Autoridade Palestina, mas o problema é que não está organizada, nem suficientemente habilitada para assumir suas responsabilidades dentro do 'Mapa da Paz' ou de qualquer outro processo".

Sobre as reformas e o projeto americano do Grande Oriente Médio, Welch afirmou que "não podemos impor nada" aos países" e ressaltou que esse plano do governo Bush não deve ser visto como algo "daninho".

Welch frisou que a visita do presidente egípcio, Hosni Mubarak, aos Estados Unidos, prevista para a próxima semana, acontecerá em um "momento muito, mas muito importante...".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;