Cultura & Lazer Titulo
Aqui e agora
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
22/09/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Como se fosse um daguerreótipo, processo fotográfico sem imagem negativa feito por reagentes químicos em câmara escura, um ator chega à velhice e vê que correspondeu só a uma parte do seu retrato, a que se apega ao passado, sonha com o futuro e não tem ciência do que fazer no instante agora para que as coisas deem certo.

É o enredo de 'Em Foco', que estreia em São Bernardo amanhã e depois planeja correr pela região e seguir para temporada em São Paulo. A tragicomédia escrita por Leonardo Alkmin tem direção de João Tavares e conta com Aguiberto Santos e Diego Andrade no elenco.

A vida do ator tem tudo para ser plena - há anos ele faz sucesso com a sua peça -, não fosse a angústia de sentir faltar um pedaço para ser feliz. No camarim, prestes a iniciar mais um ciclo de apresentações, ele entra em crise e começa a avaliar tudo que poderia ter sido e não foi, e tudo que ele deseja que seja daqui para frente. Outro ator, mais jovem, surge, e ambos começam a lançar perspectivas sobre a vida que têm.

"Ele começa a buscar a insatisfação no momento em que está satisfeito, porque a busca dele, assim como a nossa, é incessante. Ela continua descendo a ribanceira em todos os atos", comenta o diretor, João Tavares.

A partir da reavaliação de vida, o que entra em mérito na conversa dos dois não são os arrependimentos nem os planos para esse novo momento que o ator insatisfeito deseja viver, mas a constatação "estou aqui hoje" e a pergunta "como faço para viver o presente?".

Uma surpresa muda todo o rumo da prosa e faz a plateia, junto com o protagonista, reavaliar suas opiniões e olhar de maneira diferente para si mesma.

"O jovem reflete que o grande trunfo de qualquer um, independentemente da idade, é o hoje", comenta o diretor, que decidiu contar a história de maneira simples, valorizando o poder da palavra, dos signos representados - que aproximam, através dos gestos, palavras e pensamentos, os personagens do público - e um camarim como cenário, onde o ator, ao invés de estar aberto à interpretação, faz a busca pela verdade do personagem que representou em toda a sua vida real.

Em Foco - Teatro. No Teatro Lauro Gomes - Rua Helena Jacquey, 171, São Bernardo. Tel.: 4368-3483. Amanhã, às 21h. Ingr.: R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;