Diarinho Titulo Tira dúvidas
Por que acordamos com os olhos inchados?
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
12/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Nsso organismo produz o líquido extracelular. A substância transparente, que tem função de levar nutrientes e oxigênio às células, é distribuída de acordo com a posição do corpo. Ao deitarmos, se espalha, concentrando-se principalmente na região dos olhos. Por isso, ao acordarmos após algumas horas de sono, as pálpebras e, às vezes, o rosto todo estão inchados.

Se dorme de lado, é possível que a parte da face sobre o travesseiro amanheça com volume maior, pois o líquido vai se acumular nessa parte. Mas não se preocupe, os movimentos que faz ao longo do dia e a força da gravidade ajudam a distribuí-lo novamente pelo corpo.

Quem costuma passar muito tempo sem levantar da cadeira pode ter acúmulo da substância nas coxas e no bumbum. Por outro lado, os pés daqueles que ficam várias horas sem sentar também podem inchar pelo mesmo motivo.

O inchaço varia de acordo com cada organismo; pessoas com doenças cardíacas, circulatórias ou nos rins podem tê-lo com mais frequência por causa da dificuldade em eliminar líquidos pela urina.

OLHEIRAS -

As olheiras são manchas escuras na região abaixo dos olhos. Em geral, surgem quando a pele é fininha, os vasos sanguíneos estão dilatados e há pouco líquido extracelular na área.

A causa pode ser genética; é comum em pessoas com descendência árabe, por exemplo. Entretanto, existem outros fatores, como dormir pouco, ingerir bebidas alcoólicas e estresse. Para diminuí-las, além de cremes (indicados pelo médico), pode-se usar rodelas de pepino gelado como nos filmes - ou compressas de água gelada.

 

Cor dos olhos depende da quantidade de melanina

A cor dos olhos é determinada pela genética e quantidade de pigmento na íris (parte colorida). A melanina, substância que dá cor à pele e pelos, além de ser nossa proteção natural contra a radiação solar, também é a responsável pela cor dos olhos. São claros quando possuem pouca quantidade de melanina; já os de coloração escura têm bastante.

Para proteger e diminuir a sensibilidade à luz (principalmente os olhos azuis e verdes) é importante usar óculos escuros desde a infância. Especialistas recomendam colocá-los mesmo em dias nublados. Esse hábito pode prevenir doenças provocadas pela exposição excessiva ao sol, como catarata (a maior causa de cegueira no Brasil e no mundo) e degeneração macular, na qual a mácula (parte central da retina, membrana responsável pela formação das imagens que enxergamos) perde a função.

Doenças comuns

A conjuntivite é doença comum que atinge os olhos, deixando-os vermelhos e irritados. É inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte branca do globo ocular. Pode ser causada por vírus, bactéria (tipos contagiosos) ou reações alérgicas. Em geral, dura de uma semana a 15 dias. Nesse período, tem de evitar levar as mãos aos olhos e compartilhar objetos pessoais.

O terçol (parece uma espinha) é inflamação que atinge as glândulas das pálpebras. Indica-se compressa de água morna para amolecer a secreção e expeli-la. Já o chamado olho seco é causado pela poluição, poeira e frequente exposição ao ar-condicionado. Os sintomas são desconforto, secura e vermelhidão. Para tratá-lo, o médico receita colírio lubrificante.

Lágrima protege

A lágrima serve para manter os olhos limpos e saudáveis, protegendo-os contra bactérias e poeira. É composta por sal, água, proteínas, muco e gordura. Toda vez que piscamos, o organismo fabrica um pouquinho da substância, que se espalha pelo globo ocular e é levada ao nariz por pequenos canais (sem que se perceba). Quando entopem, as lágrimas saem em grande quantidade.

No entanto, o responsável pelo choro quando estamos tristes ou com dor é o sistema nervoso central, que envia ordem aos neurônios para aumentar a produção de lágrimas. Sua fabricação não para, mas diminui quando dormimos. É por isso que o olho resseca e forma no cantinho remela (ou ramela; as duas formas estão certas).

Saiba mais

Ao espirrar o cérebro manda mensagem para o corpo, que responde com o reflexo de fechar os olhos. É reação involuntária (acontece sem que a gente tenha vontade). Se ficassem abertos, poderíamos machucar os tímpanos (membranas que auxiliam a audição), por causa da forte pressão.

No século 2, o óculos passou a proteger os olhos dos raios solares. Depois, descobriu-se que o polimento deixava o vidro com a capacidade de aumentar as letras quando colocado sobre textos.

Um dos registros mais antigos sobre o óculos é o texto do filósofo chinês Confúcio, publicado há 2.500 anos. As lentes eram de cristal ou vidro sem transparência. Serviam como enfeite e símbolo de poder.

Gabriel Vellucci, 11 anos, de Santo André, gostaria de saber a razão de acordar com os olhos inchados. "Uma vez me olhei no espelho e vi que estavam pequenos. Deve ser porque dormi muito naquela noite."

Consultoria do professor de oftalmologia Gustavo Salomão, da Faculdade de Medicina do ABC




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;