Em nota oficial, a Secom (Secretaria de Comunicação de Governo) afirma que o conteúdo da mensagem transmitida pela propaganda "não foi prejudicado pelo uso de elementos ficcionais", mas acrescenta que, ainda assim, determinou a imediata retirada do ar do comercial "com o objetivo de preservar a credibilidade das ações e programas do governo federal.
A Secom diz ainda que havia orientado a agência do publicitário Duda Mendonça a utilizar imagens que correspondesse à realidade do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar).
Duda Mendonça divulgou nota se desculpando pela “falha”, mas ressaltou que não houve mentira. A imagem divulgada na propaganda da Agricultura Familiar também mostra uma série de trabalhadores que, na verdade, são funcionários da propriedade filmada. Cada um recebeu R$ 50 da produtora responsável pela filmagem.
Durante a propaganda, que tinha o slogan “O trabalho sério já começa a dar resultado”, um narrador fala sobre os resultados do programa de Agricultura Familiar de Lula. Duda Mendonça ressaltou que os números são corretos, mas não têm relação com as imagens.
A nova campanha de marketing do governo federal foi lançada para afastar a crise política que ronda a administração Lula. Ela foi definida em uma reunião do ‘núcleo duro’ do governo, após o desgaste causado pelas manobras que impediram a criação da CPI dos Bingos e do caso Waldomiro Diniz.
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