Política Titulo
Suplentes buscam posse na Justiça
Clébio Cantares
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 07:33
Compartilhar notícia
Rodolfo Stuckert


A exemplo de Santo André, os suplentes a vereadores de Rio Grande da Serra também devem buscar a posse imediata para as cadeiras recém-aprovadas pela PEC 336/09 (Proposta de Emenda à Constituição) para recomposição das câmaras no Brasil, promulgada na quarta-feira (veja ao lado). Mas, antes de irem à Justiça, os suplentes buscarão o cartório eleitoral da cidade.

Segundo Amilton José dos Santos, suplente do PT, o grupo pedirá a diplomação e os partidos também devem fazer solicitação das vagas. "Vamos amanhã (hoje) juntar a documentação e entregar o pedido ao cartório. Queremos nossa diplomação. É um direito que a Constituição nos garante", afirmou.

Os suplentes de Santo André já haviam impetrado pedido de posse no Fórum da cidade na sexta-feira. Os presidentes das sete câmaras são enfáticos e seguem a mesma linha: aguardar definição do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Vamos esperar a decisão dos órgãos competentes. Se os suplentes ganharem a ação, vamos abrigá-los", afirmou Sargento Juliano (PMDB), presidente do Legislativo andreense.

Em São Bernardo, segundo o presidente do PT, Vanderlei Salatiel, o pedido judicial não está descartado. "Teremos reunião com a executiva e vamos definir isso. Podemos entrar com a ação ou esperar a decisão dos tribunais. Vamos conversar melhor sobre isso", explicou Salatiel. O PT conta com dois dos oito suplentes no município.

Os reservas de Mauá, São Caetano e Ribeirão Pires optaram pela espera. Segundo Maria Inês Soares, ex-prefeita e suplente petista em Ribeirão Pires, hoje à tarde haverá reunião sobre o assunto. "Vou seguir o que todos decidirem. Se optarem por ação judicial, estarei junto", disse. Já o suplente do PV, Eduardo Nogueira, prefere esperar. "Não adianta assumir e depois sair. Os presidentes das câmaras precisam do aval da Justiça Eleitoral", ressaltou.

Chico Bento, suplente do PP em São Caetano, afirmou que o grupo ainda não pensou em ação judicial. "A mudança acabou de ser aprovada. Vamos aguardar", destacou. Em Mauá, Mazinho (PSL) destacou que os suplentes também vão esperar o parecer do TSE e do STF. "Não faremos nada antes de os dois órgãos se manifestarem", explicou. Nenhum suplente de Diadema foi encontrado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;