Economia Titulo
'Esse é nosso Natal', dizem floristas
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
09/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


As floriculturas do Grande ABC apostam no incremento de até 45% nas vendas com a chegada do Dia dos Namorados, melhor data do ano para o setor. "Este é o nosso Natal", brinca o gerente de marketing de uma das principais redes on-line de venda do produto, Juliano de Souza. Com a economia aquecida e empregos estáveis, lojistas avaliam que os casais estão dispostos a gastar mais do que em 2009.

Souza afirma que sua rede, que tem sede em São Caetano, terá incremento de 45% nas vendas. "Temos flores para todos os bolsos, desde R$ 30 até R$ 300. Isso ajuda muito na comercialização, aliado a possiblidade de parcelar as compras", atesta.

"Estamos comparando esse volume com 2008, porque em 2009 fomos muito afetados pela crise financeira. Nossa expectativa é vender 20% a mais do que no Dia das Mães", afirma Florismundo Costa, dono de cinco floriculturas em Diadema.

Entre as vedetes deste ano, os destaques para a data ficam com as flores vermelhas e as colombianas, que são mais bonitas e duram mais. "Essas flores têm muito de curiosidade e exotismo, sem contar as tulipas. São as mais buscadas, com certeza", avisa Souza.

Além das tradicionais flores, é cada dia maior a procura por cesta que mesclam os artigos com chocolates e também bebidas. "Atualmente isso equivale a 40% das nossas vendas", diz Souza.

Com a demanda em alta, os preços também oscilam. A estimativa é de que os itens custem cerca de 10% a mais do que no Dia das Mães, no entanto, parte das lojas optou por não repassar esses valores aos clientes, como no caso das lojas de Costa.

"Mantivemos preços para não perder clientes, mas perdemos em lucro", explica

De acordo com o técnico agrícola do Mercado de Flores do Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André), José Marcelo Lisboa, o frio que neste ano chegou mais cedo é o principal vilão. "Com isso, a oferta dos produtos diminuiu ao mesmo passo que a procura aumentou. Então, os preços ficaram mais salgados", aponta.

Lisboa explica que o mercado está abastecido para atender atacadistas e também curiosos hoje e no sábado das 5h até as 11h. "Os atacadistas pegam valores menores, porque compram muito mais produtos, mas é sempre interessante também a procura no varejo. Para esse público, recomendo procurar o espaço entre as 7h e as 8h da manhã, quando temos muitos itens. Depois desse horário, a oferta de produtos diminui."

O Mercado de Flores, que abriu as portas em 2009, espera expandir as vendas em 20% com o Dia dos Namorados. "Amanhã (hoje) são mais floristas que buscam os itens, mas no sábado, temos público de curiosos e varejo", completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;