Setecidades Titulo
Conta de água aumenta até 16,6% em Santo André
André Vieira
Do Diário do Grande ABC
29/09/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Depois de dois anos sem aumento, as contas de água e esgoto ficarão mais caras em Santo André a partir de quinta-feira, dia 1° de outubro. O reajuste médio, segundo o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), será de 13,49%. Mas, para os consumidores residenciais, a nova tarifa representa acréscimo de 16,60%. O valor está acima da inflação do período, que foi de 11,4% segundo o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado).

O decreto que fixa os novos preços foi sancionado no dia 25 e publicado ontem. O último aumento dos serviços de fornecimento de água e coleta de esgoto havia sido determinado pela Prefeitura em setembro de 2007.

Segundo a autarquia, neste intervalo em que não houve majoração, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) subiu 5,90% e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) aplicou aumento de 5,10% para o fornecimento de água bruta por atacado.

Como estes e outros reajustes, não teriam sido repassados aos consumidores, o Semasa entende que está corrigindo a tarifa em valor menor do que o aumento de seus custos. "Enquanto o repasse dos indicadores sugeriria um reajuste médio de 19,73% na tarifa, o Semasa corrigirá apenas 13,59%", informou em nota.

Para a cabeleireira Dalva Maria Cerqueira, 45 anos, o desconto não parece suficiente. "Em reais, o aumento pode não ser muito grande, porém, como sempre, é no bolso do cliente que ele vai ser sentido."

Morando no bairro Camilópolis desde a infância, a cabeleireira contou que as contas de água e esgoto da família chegaram a superar os R$ 80 mensais. "Mas hoje é menor, pois moram menos pessoas em casa e não costumamos ficar nos finais de semana."

A última conta de Dalva, de 8 de setembro, marcou a utilização de 11 metros cúbicos de água e o valor de R$ 36,43 para pagar.

Investimentos - Ainda sobre o aumento do serviço, o Semasa informou que "apesar da correção abaixo da pressão inflacionária nacional e o País acabar de sair de uma crise financeira internacional, o reajuste será necessário para que os investimentos continuem acelerados."

Entre os investimentos citados pela autarquia estão o remanejamento de uma adutora, a reforma do Parque Pedroso, a extensão da rede de esgoto, a construção de estações elevatórias, a canalização de córregos e o início de obras antienchentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;