Economia Titulo
Indústria de jogos eletrônicos cresce em meio à crise
28/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A indústria brasileira de games (jogos eletrônicos) se acha em franca ascensão, embora ainda represente 0,16% da produção mundial. Essa é a análise feita pelo diretor de Relações Públicas da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), André Penha.

Ele se baseia no fato de que a produção nacional de softwares (programas de computador) representa entre 1,7% a 1,8% do que é fabricado em todo o mundo. "A gente tem capacidade, por ser mídia e por ser software, e por saber fazer as duas coisas, de produzir isso aqui dentro, e tem um terreno enorme para crescer pela frente".

Penha afirmou que falta trabalhar o fortalecimento do mercado interno de games, para "multiplicar essa indústria por dez nos próximos anos". Ele também disse que setor enfrenta a concorrência do produto pirateado e da chamada "importação cinza", referente ao produto original que é trazido do exterior sem nota fiscal. "Isso não gera dinheiro para o mercado, não paga imposto, não fortalece a indústria brasileira. Fortalece o contrabandista. Isso é ruim", concluiu André Penha.

O presidente da Abragames, Winston Petty, disse que houve uma grande evolução da indústria de games, no Brasil, nos últimos anos, apesar do setor ainda se encontrar em estágio embrionário em relação ao resto do mundo. Segundo Petty, a crise externa não está afetando a indústria de jogos eletrônicos e que o momento deve ser aproveitado pelo país para ampliar sua produção.

A indústria brasileira de jogos cresceu 31% entre 2007 e 2008 na área de software e 8% na parte de hardware (parte física de um computador e de seus periféricos). "E a tendência é que continue crescendo e se fortaleça. Nossa expectativa é que essa curva esteja subindo", afirmou Petty.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;