Internacional Titulo
Pesquisa aponta Sharon em desvantagem nas eleições partidárias
Da AFP
23/09/2005 | 13:41
Compartilhar notícia


Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo jornal Yediot Aharonot aponta o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, como perdedor no duelo de segunda-feira com Benjamin Netanyahu no comitê central de seu partido, o Likud.

Segundo a sondagem, 49% dos quase 3 mil membros do comitê central do partido de direita apóiam a opinião de Netanyahu, que deseja que as primárias para designar o chefe do Likud, sejam antecipadas para novembro deste ano. Porém, outros 46% estão ao lado de Sharon. O percentual de indecisos chega a 5%.

Uma derrota no comitê central significaria uma "destituição" para o primeiro-ministro. Analistas acreditam que neste caso Sharon provocará uma cisão e um terremoto político.

Segundo a pesquisa do instituto Dahaf, que ouviu 500 pessoas, um novo partido dirigido por Sharon obteria 36 vagas das 120 do Parlamento israelense, ao mesmo tempo que o Likud dirigido por Netanyahu conseguiria apenas 14 mandatos e os trabalhistas 16.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;