Política Titulo
Novo congresso: objetivo é concluir ajuste fiscal
Do Diário do Grande ABC
31/01/1999 | 19:06
Compartilhar notícia


Os 513 deputados e 27 senadores, eleitos em outubro, assumem nesta segunda o mandato de quatro e oito anos, dando início a uma das mais movimentadas legislaturas do Congresso. As novas bancadas vao concluir a votaçao das medidas do ajuste fiscal e avançar na votaçao das reformas tributária e política. A maior parte dos deputados, 362 deles, exerceu mandato parlamentar. A bancada do Senado volta mais forte, com a presença de 27 ex-governadores e oito ex-ministros.

A solenidade de posse, às 15 horas, será nos plenários da Câmara e do Senado. Os parlamentares vao fazer o juramento de "guardar a Constituiçao e as leis do País e de desempenhar fiel e lealmente o mandato". Se houver discursos, serao dos presidentes das duas Casas, senador Antonio Carlos Magahaes (PFL-BA) e deputado Michel Temer (PMDB-SP). Os demais terao de esperar a reabertura dos trabalhos legislativos, dia 22, ou nas sessoes nao deliberativas da autoconvocaçao extraordinária, que vao de quarta-feira até o dia 12.

O período servirá para contar prazo na votaçao da Contribuiçao Provisória Sobre Movimentaçao Financeira (CPMF) na Câmara. Os "novos" senadores receberam 24 convites do cerimonial, quatro deles para a galeria do plenário e os demais para o Auditório Petrônio Portella, onde poderao assistir a todas as cenas da posse num telao. Na Câmara, os preparativos incluem a distribuiçao de convites a ministros, governadores e representantes do corpo diplomático. Eles ocuparao aos assentos das galerias. Os familiares dos empossados poderao acompanhar a solenidade nos teloes instalados no Salao Negro, Espaço Cultural e no Auditório Nereu Ramos.

Ainda nesta segunda, os senadores vao oficializar o nome de ACM para mais um mandato de dois anos. Em seguida, serao homologados os ocupantes dos cargos da Mesa Diretora da Casa. A tendência é manter a mesma distribuiçao feita aos partidos nos últimos dois anos. O bloco da oposiçao, por exemplo, espera continuar com a segunda-vice presidência. Como a senadora Júnia Marise (PDT-MG) nao conseguiu se reeleger, a vaga ficará dessa vez com o PSB, que decidirá entre os senadores Antonio Carlos Valadares (SE) e Ademir Andrade (PA). O preenchimento da Mesa da Câmara será terça-feira, na sessao marcada para as 15 horas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;