Cultura & Lazer Titulo
Para estudar teatro
Michele Loureiro
Especial para o Diário
05/01/2007 | 21:07
Compartilhar notícia


A ELT (Escola Livre de Teatro), de Santo André, recebe inscrições para sete núcleos teatrais até o fim deste mês. A intenção é promover acesso aos amantes da dramaturgia, sem importar o nível de conhecimento anterior. O currículo variado é outro atrativo, pois garante a presença de pessoas com todos os tipos de interesse. Em tese, é possível desde entender um pouco mais da história do teatro até brilhar nos palcos.

Cerca de 230 alunos passam pelos cursos da ELT todos os anos, mas o desejo de ampliar as atividades é grande. “Vontade nunca falta, a expansão é evidente, mas os aspectos físicos comprometem”, afirma Kil Abreu, coordenador da escola.

Como ocorre anualmente, no mês de janeiro as inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31. Para isso, basta comparecer de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 18h, na instituição (praça Rui Barbosa, 12, Santa Terezinha, Santo André. Tel.: 4996-2164). É preciso levar uma cópia do documento de identidade, uma foto 3x4, e, para os menores de 18 anos, autorização do pai ou responsável. Para cursar a ELT o candidato não precisa morar no Grande ABC.

No ato da inscrição são aceitas doações de livros sobre teatro para a composição da biblioteca da ELT. “Nos últimos dois anos tivemos em média 300 inscrições, e este ano o número deve aumentar”, diz Abreu.

Depois desta primeira etapa ocorre o processo de seleção (de 2 a 16 de fevereiro), que varia de acordo com o núcleo requisitado. O curso mais concorrido é o de Formação de Atores, por isso o processo seletivo tem várias fases, e muitos inscritos percebem ainda na seleção que a vocação para o curso vai além do status de ser ator. Um mero atraso já desqualifica candidatos. Tanta exigência assim se justifica em função da demanda.

O perfil diversificado dos alunos também fez surgir novos processos de abordagem por parte dos professores. Perfis se contrapõem, do analfabeto ao mestre em sociologia, dos jovens de 18 anos aos mais experientes, de 45. Aprender a lidar com a diferença, aliás, faz parte do processo. “É interessante notar que não é possível traçar um perfil na ELT, pessoas de todos os tipos passam por aqui e se descobrem na arte”, analisa Abreu. No fim das duas semanas de seleção o número de escolhidos para prosseguir o curso varia de 25 a 30 alunos.

Nas demais oficinas o processo seletivo é feito por meio de dinâmicas em grupo e entrevistas pessoais, e o número de alunos não passa dos 20. (Supervisão de Ricardo Ditchun)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;