Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
YMS: para além dos muros do pátio
Do Diário do Grande ABC
12/03/2016 | 10:39
Compartilhar notícia


Definição simples de pátio logístico pode ser ‘área contígua a um armazém, onde circulam caminhões e pessoas’. Mas é possível, desde já, agregar alguma complexidade: os veículos podem circular carregados, ou não, ser de diversos tipos (caminhões, empilhadeiras, carros particulares etc) e as pessoas poderão ser funcionários da empresa, visitantes, entre outros. Diante disso, é fácil verificar que a gestão de um pátio logístico pode se revestir de grau de complexidade considerável e que a sua otimização é desafio grande, mas necessário. E permanente. Sem software para a gestão do pátio, as variáveis são controladas por meio de procedimentos melhores ou piores definidos e executados por vezes em papel e em único ponto: na portaria. 

Este fato, além de tornar o controle burocrático e demorado, também o limita, porque não se sabe nada acerca do que aconteceu, do que está acontecendo ou do que virá a acontecer no pátio. Como um YMS (Yard Management System) poderá melhorar tudo o que existe e ir além? No nível mais básico, YMS deverá gerenciar todo o fluxo de movimentações para saber o que está acontecendo e guardar o histórico dos ocorridos. Esse histórico possibilita o cálculo de KPIs, como tempos médios de estadia dos veículos nas instalações, de carga e descarga, de espera até ser atendido ou quantidade de veículos em espera, frequência de visitantes etc. Mas YMS também deverá permitir planejar acontecimentos, antecipando problemas: que veículos vêm a caminho, quais as suas características, em que momento chegarão, que carga transportam, para que doca deverão se dirigir, entre outros.

Se conectado a TMS (Sistema de Gestão de Transportes), o YMS saberá as características de determinado veículo, a carga que transporta e a sua placa. Se conectado a WMS (Sistema de Gestão de Armazéns) saberá para que armazém e doca o veículo se dirige. Isto é, o YMS deverá expandir os seus horizontes para além dos muros do pátio.

É possível também fazer o controle de acessos por meio de cartões magnéticos ou RFID e esta tecnologia também poderá ser utilizada para rastrear cargas e pessoas, ou mesmo para localizar determinado produto no pátio (a tecnologia GPS é outra alternativa). Apesar de já bastante desenvolvido, o YMS ainda evoluirá, especialmente em duas áreas sensíveis para a logística: planejamento e otimização. Fará isso olhando para a cadeia de suprimento como um todo, para lá do pátio. Sempre com o objetivo final de contribuir para processo logístico mais eficiente, reduzindo custos, aumentando a produtividade das empresas (maximizando o seu lucro), para que todos nós, consumidores, possamos também ganhar, poupando.

Jorge Serrano Pinto é especialista em logística da divisão de aplicativos da empresa de TI (Tecnologia da Informação) Sonda.  

Palavra do leitor

Obscuro! 

Quanto ao aumento do Sol e a absorção de todos os planetas do Sistema Solar ditos por cientistas e astrônomos renomados, resta a dúvida: será que a humanidade dividida por nacionalismos, ideologias, radicalismos, preconceito étnico, corrupção, crise econômica, ressentimentos históricos etc conseguirá unir-se para alcançar tal objetivo? E quanto a problemas mais pontuais como as guerras, o terrorismo, o crime, as epidemias, desastres naturais e ambientais etc serão um dia eliminados ou pelo menos previstos com antecedência e exatidão para que seus efeitos sejam minimizados a fim de que as novas gerações tenham futuro melhor ou para que pelo menos tenham futuro? Exame, mesmo que superficial da história da humanidade, mostra que as perspectivas para isso são um tanto obscuras...

Claudio Gonçalves

 São Caetano

Picciani

Picciani, o pai, declarou que o governo Dilma cai em três meses. Enquanto isso, em Brasília, o filhinho do papai continua sendo um dos sustentáculos do moribundo governo. É caso típico de acendimento de uma vela para Deus e outra para o diabo. Está protegido em qualquer situação.

Ronaldo Gomes Ferraz

Rio de Janeiro

Centro público

Estive no Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Santo André, na Avenida Arthur de Queiroz, para dar entrada na documentação do meu seguro-desemprego. Lá, fui informado na recepção de que em Santo André não se faz mais seguro-desemprego nem carteira de trabalho. Recuperei-me do susto e perguntei a razão, já que minha mulher há alguns meses deu entrada naquele posto. O rapaz da recepção não me deu nenhuma explicação, apenas repetia que lá não tinha mais esses serviços e que eu deveria dar entrada em São Bernardo ou Mauá. Estou inconformado. Como cidade do tamanho de Santo André não tem esses serviços? Como pode mandar o munícipe para outro município, sendo que até alguns meses atrás era lá que se dava entrada? O posto parece abandonado! Tem um monte de desempregados sentados horas e horas e quatro pessoas com muita má vontade e desinformadas para atender a todo esse povo. Ninguém explica nada, ninguém sabe de nada. Santo André não merece tamanho descaso e isso porque o comando é do Partido dos Trabalhadores, que sempre levantou a bandeira do trabalhador. Imagine só se não fosse. Será que o prefeito poderia explicar? Lamentável!

Luiz Galaverna

Santo André

Inacabado

Gostaria de saber se a iluminação e os elevadores do Brunão e demais benfeitorias que foram prometidas para o estádio serão executados conforme Carlos Grana mesmo falou para este Diário (Esportes, 9 de fevereiro). O prefeito disse que estariam entregues em abril. Pergunto ao mesmo ou à secretaria responsável pelo assunto: será em abril deste anos ou isso servirá de promessa de campanha?

Fernando Cesar Toribio

Santo André

O que foi feito? 

Independentemente de o Ministério Público paulista estar certo ou errado, legal ou ilegalmente, o que cabe nesse mandado de prisão do ex-presidente Lula, o honestíssimo, é que todos os caciques do PT falem ao Brasil o que foi feito pela Bancoop e o que mais de 7.500 famílias receberam ou irão receber, inclusive por parte do PT? Afinal, é o partido que ajudou a criar outra classe média! Ficar só repetindo que todos são honestos e tudo foi feito honestamente até papagaio faz. O Brasil quer e merece respeito com o dinheiro público e por isso o PT tem de responder o que foi feito pela Bancoop.

Antônio José Gomes Marques

Capital

Costumes 

Acostumamo-nos a ouvir o Partido dos Trabalhadores tentando desmoralizar a Justiça desde os meados do Mensalão. Acostumamo-nos a presenciar bravatas de Lula, deseducando, indo contra a ética, a moral e os bons costumes. Aí, vem ação incisiva como a do Ministério Público de São Paulo e a casa cai. A notícia da prisão preventiva do ex-presidente causou estupefação, assustou tanto a Chico quanto a Francisco. Mas, sim, há presentes no pedido dos promotores os requisitos da prisão preventiva que estão no artigo 312 do Código de Processo Penal, qual seja, a garantia da ordem pública. Dentro dos fundamentos jurídicos, tudo direitinho! Que todos tenhamos muita lucidez nessa hora.

Myrian Macedo

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;