Opinião Titulo Tira-dúvidas
Existe algo mais leve que uma pena?
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
13/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


 Várias coisas podem ser mais leve que uma pena, basta ter menos que 30 gramas (valor aproximado de sua massa). Tudo vai depender da quantidade. Um fio de algodão, por exemplo, é bem menos pesado do que uma pena.

Vale explicar que 30 gramas é o valor da massa. Para falarmos em peso é necessário multiplicar o valor da massa pela gravidade da Terra, aproximadamente 10 metros por segundo ao quadrado (metros/s²). Nesse caso, o peso correto da pena é de 300 Newton, grandeza que mede o peso.

Mesmo assim, a pena é uma das coisas mais leves do mundo. Do outro lado da balança estão os materiais mais ‘pesados’, ou seja, que possuem maior densidade na natureza. O material mais denso existente é o elemento químico Irídio, cuja densidade (peso específico, para ser mais correto) é de 22.650 quilos por metro cúbico (kg/m³). Para saber o quanto isso representa, a água pesa 1.000 kg/m³ e o chumbo 11.340 kg/m³.

GRAVIDADE - Já notou que quando soltamos uma pena no ar ela não cai direito no chão e parece flutuar? Isso ocorre porque o item, assim como qualquer outro material, sofre ação do ar. A resistência é que faz com que ela ‘flutue’ até cair.

A gravidade é responsável por ‘puxar’ tudo para a superfície, inclusive as pessoas. Se essa força não existisse, seria impossível viver na Terra, pois todos os objetos e seres vivos estariam soltos no espaço.

A ideia da gravidade é que ela exerce uma força de atração mútua entre dois corpos. Quanto maior a massa de determinado objeto, maior é a sua atração gravitacional. Por isso que objetos com menores massas do que a Terra ficam ‘grudados’ no chão.

CURIOSIDADE - A coloração variada das penas é reflexo, principalmente, de pigmentos depositados durante o crescimento das aves. Normalmente, as cores apresentam funções de camuflagem ou reprodutiva, uma vez que, em algumas espécies, as fêmeas sentem-se atraídas pelos machos dotados de penas mais coloridas, como é o caso do pavão.

VOCÊ SABIA? A pena (em geral, de gansos) já foi o objeto mais usado para se escrever no passado. A moda durou até o fim do século 19 e perdeu a força ao longo do tempo, principalmente com a criação da tecnologia das canetas-tinteiro.

Consultoria de Amanda Eduardo Costa, professora de Física no Colégio Singular Santo André e São Bernardo.

Pergunta da Sophia Botelho, 5 anos, de Santo André, fica pensando em quanto a pena é leve. “Desconfio que a nuvem e o vento são mais leves que a pena de passarinho ou de galinha.” Segundo ela, é engraçado ver como a pena cai no chão bem devagar.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;