Política Titulo
Maratona oficializa candidatos no ABC
Elaine Granconato
e Vinícius Casagrande
Da Redaçao
03/06/2000 | 19:33
Compartilhar notícia


  Os partidos da regiao começam a deixar os boxes e dao, oficialmente esta semana, a largada para a corrida eleitoral de outubro. As direçoes das legendas no Grande ABC oficializam seus candidatos às prefeituras e câmaras do Grande ABC na maratona de convençoes partidárias que serao realizadas entre os dias 10 e 30 deste mês. Na maioria das cidades, as candidaturas já estao definidas (leia quadro nesta página) e os partidos trabalhando por seus eleitos. A campanha tem início legal, porém, a partir do dia 6 de julho.

Em Santo André, enquanto a aliança de oito partidos em torno da candidatura à reeleiçao de Celso Daniel (PT) está consolidada e ele muitos pontos à frente nas pesquisas de opiniao, seus concorrentes ainda enfrentam dificuldades para deslanchar a campanha e, até mesmo, definir candidaturas.

O deputado federal Celso Russomanno, candidato do PPB, ainda nao sabe, sequer, se sua candidatura será legitimada pela Justiça. Ele tem a transferência de seu domicílio eleitoral questionada judicialmente.

Ao entrar na disputa, a professora Diva Sanches rachou o PSDB andreense, que tinha como certa a candidatura do arquiteto Silvio Tadeu Pina. A definiçao só sairá durante a convençao municipal.

O PTB, dos deputados Duílio Pisaneschi (federal) e Newton Brandao (estadual), que desistiram de se candidatar, nao conseguiu ainda definir um nome forte para preencher a vaga. Virou a "noiva" da festa, cortejada por vários partidos para ocupar a vaga de vice numa coligaçao, que tanto pode ser com o PSDB como com o PPB. Sem um candidato à Prefeitura, o partido pode perder cadeiras no Legislativo. A legenda possui hoje quatro vereadores.

Em Sao Bernardo, o prefeito Maurício Soares (PPS) tem a maior aliança da regiao, com o apoio de 15 partidos. O principal adversário do socialista é o petista Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, que, para entrar de cabeça na campanha, se afastou da presidência da CUT (Central Unica dos Trabalhadores) e formou um conselho político que terá a participaçao dos principais nomes do partido no país. A terceira força da cidade deverá ser o empresário Carlos Pastoriza (PSDB).

O prefeito de Sao Caetano, Luiz Olinto Tortorello (PTB), vive a situaçao mais cômoda entre os seis prefeitos que tentarao a reeleiçao. Ele tem confirmado apenas um adversário: o deputado federal Jair Meneguelli (PT). Porém, o próprio PT admite que é quase impossível tirar a vitória de Tortorello no município e no primeiro turno. Em visita a Mauá em maio, o presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que Meneghelli teria de se afastar um pouco da Câmara de Deputados e se dedicar mais ativamente à campanha.

A esquerda de Diadema, que já governa a cidade há 18 anos, deverá continuar comandando a administraçao. Os três principais candidatos sao de esquerda: o atual prefeito, Gilson Menezes (PSB), José Augusto da Silva Ramos (PPS) e José de Filippi Júnior (PT).

Em Mauá, o prefeito Oswaldo Dias (PT), pré-candidato à reeleiçao, deve enfrentar a concorrência do ex-prefeito tucano, Leonel Damo, que conseguiu o apoio do PPS (como vice), PFL, PSB, PAN, PRT E PRTB. Além do tucano e do PT, que fechou alianças com o PC do B, PV e PMDB, o PL de Cincinato Lourenço Freire Filho corre por fora. O partido estabeleceu alianças com o PST, PDT e PSL. Candidata à reeleiçao e liderando as pesquisas, a prefeita Maria Inês Soares (PT) tem em Valdírio Prisco (PMDB), seu principal adversário. Já em Rio Grande, sao cinco os pré-candidatos oficiais à Prefeitura. 

Colaborou Juliana Finardi




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;