Política Titulo
Um novo Parque Estoril
Luiz Marinho
03/04/2011 | 07:57
Compartilhar notícia


Hoje, o Parque Estoril será reaberto. Entregaremos a primeira etapa de sua requalificação. Apesar de sua beleza ambiental, que combina a Represa Billings e a Mata Atlântica, o parque, de 370 mil m², viveu decadência nos últimos 20 anos. Pontos de comércio, portaria, banheiros, playgrounds, churrasqueiras e piers degradados caracterizavam a área. Barracos de madeira no meio do parque eram a síntese dessa fase negativa. Há 15 anos sem funcionar, o teleférico tinha estruturas em ruínas.

Na entrega desta primeira etapa da requalificação, teremos diversas novas atrações. O novo teleférico, cujo investimento da Prefeitura foi da ordem de R$ 1,3 milhão, é certamente a maior delas. Acredito que não existe cidade no Brasil que tenha dois teleféricos turísticos em funcionamento, como é o nosso caso. Teremos o da Cidade da Criança e o do Estoril, com seus 1.200 metros de extensão no trajeto de ida e volta.

Também com recursos públicos, entregaremos as obras do esgotamento sanitário e as academias de ginástica ao ar livre para pessoas da terceira idade, crianças e pessoas com deficiência. As obras da sonorização já estão em andamento. Nestas intervenções foram investidos mais R$ 750 mil.

Permissionários particulares adicionaram outros atrativos: um circuito de tirolesa e arborismo; passeios de escuna, canoagem e caiaques; brincadeiras no water ball, entre outras. Além das antigas atrações, como os pedalinhos, a capela de São Bartolomeu e o zoológico.

Não podemos nos esquecer de mencionar a retomada do parque como espaço privilegiado para discussão de educação ambiental, o caso do Projeto Teatro Aventura, que tem como objetivo despertar nas crianças da rede municipal a necessidade de preservação da água do planeta.

Até o início de 2012, teremos completado outras etapas da revitalização. Entre as obras previstas estão novos pontos de comércio; setor exclusivo para churrascos; ciclovia e bicicletários; novos piers; centro de eventos; palco aberto para shows ao ar livre; e decks para embarcações. Buscamos também concluir convênio com o Ministério do Esporte, que permitirá a construção, no parque, de um centro profissional para canoagem.

Aos poucos, o Estoril torna-se novamente uma atração de turismo, lazer, educação ambiental e esporte, não apenas para os moradores de São Bernardo, mas de todo o Grande ABC e do País.

 

 Luiz Marinho é prefeito de São Bernardo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;