Internacional Titulo
Gra-Bretanha volta a defender ataques terrestres
Do Diário do Grande ABC
24/05/1999 | 11:42
Compartilhar notícia


O governo britânico insistiu esta segunda-feira na tese de que é necessário empreender uma ofensiva terrestre em Kosovo, afirmando que as tropas da Otan serao reforçadas ``com bastante rapidez', apesar das opinioes contrárias de vários dos Aliados da Otan.

``Consideramos todas as opçoes, inclusive tropas em terra', disse o ministro da Defesa britânico, George Robertson, durante a coletiva diária sobre a situaçao nos Bálcas.

'`Prevejo que mais tropas começarao a chegar ao setor com bastante rapidez, para que alcancemos o número de homens necessário para o que temos que fazer', havia declarado pouco antes, à BBC, enquanto que o ministro de Defesa alemao, Rudolf Scharping, recomendava ``paciência'.

``O cenário que temos examinado nestas últimas semanas é uma situaçao na qual as tropas sérvias deixariam de combater, mas na qual algumas vidas estariam em perigo', afirmou Robertson, em alusao à vulnerabilidade dos refugiados que regressarem a suas casas. Ele negou as informaçoes divulgadas pela imprensa, de que uma força de 40 mil a 50 mil homens já estaria se concentrando nos arredores da Sérvia, com a contribuiçao britânica de cinco mil soldados.

Para o ministro da Defesa britânico, o comando das operaçoes deve ficar a cargo da Otan. ``Esperamos todos que (esta força terrestre) se baseie no modelo que funcionou tao bem na Bósnia, incluindo os russos', afirmou, dizendo que a ``composiçao desta força e o momento em que entrará em Kosovo serao decididos pela Otan e a comunidade internacional e nao pelo (presidente iugoslavo Slobodan) Milosevic'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;