Política Titulo
Presidente Lula bebe no 'diminutivo'
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
15/05/2004 | 19:26
Compartilhar notícia


Um drinquezinho, uma cervejinha. É assim, no diminutivo, que pessoas próximas a Luiz Inácio Lula da Silva referem-se ao relacionamento que o presidente mantém com bebidas alcoólicas. Todos fazem uma clara distinção entre o consumo exercido alegremente pelo presidente e a suposta dependência do álcool que nesta semana rendeu uma polêmica internacional depois de reportagem publicada pelo jornal The New York Times.

"O Lula não bebe há muitos anos, porque os problemas de saúde dele não permitem que ele beba. Quem falou isso dele exagerou bastante. Ele vive tomando remédios e não pode exceder. É possível que ele beba um drinquezinho ou outro, mas isso é normal, quem não bebe? O que sei é que faz muitos e muitos anos que ele não bebe. Até perdi a conta", afirmou a insuspeita Teresa Otília, irmã da primeira-dama Marisa Letícia, mas nem por isso uma admiradora incondicional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dona do Bar da Rosa, ponto de encontro dos dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC há três décadas, Rosa Kido contou que a bebida preferida do presidente sempre foi o conhaque Domecq, reconhecido pelos metalúrgicos como uma bebida um degrau acima da média. Mas ela conta que mesmo nos tempos de dirigente sindical, Lula jamais excedeu. "Ele vinha de manhã, olhava o jornal, bebida guaraná ou água. À noite, de vez em quando, tomava um Domecq", afirmou. "Nunca vi o Lula bêbado", afirmou. Para ela, a imagem do sindicalista boêmio é um mito. "Eles gostam de bebidas fortes, cerveja, uísque. Mas são todos casados, muito ligados à família", afirmou.

Ex-dependente do álcool, Juno Rodrigues da Silva, o Gijo, amigo de Lula há 35 anos, afirma que o presidente nunca teve problemas do mesmo tipo. "Eu bebia, mas a pinga fez mal para mim e não bebo mais", afirmou. "Mesmo quando era jovem e podia encher o latão, Lula subia em uma mesa e falava para 120 mil pessoas no gogó, sem beber nada", contou Gijo.

Autor da chuleta paulista – prato preferido do presidente – Gijo conta que especialmente nos últimos meses tem visto o presidente beber refrigerante light toda vez que vai levar o almoço no apartamento de Lula em São Bernardo. "O Lula toma uma pinguinha, um uisquezinho ou um vinho de Andradas como qualquer um. Quem é que não gosta de tomar uma cervejinha bem gelada?", questionou o ex-metalúrgico. Gijo também defendeu o presidente da acusação de gostar de carnes gordurosas como mencionou a reportagem do jornal norte-americano.

"A chuleta não é uma carne gordurosa. É uma carne bem... sustentativa. Tem apenas um pouco de gordura nas beiradas. É o prato preferido do Lula. Já levei (à casa dele), mas ultimamente não tenho levado nada. Nas últimas vezes que eu o vejo ele tem tomado coca light", contou.

Gijo fica irritado ao ouvir o nome do jornalista Larry Rohter: "O Jânio Quadros, sim. Bebia e comia com farinha. Mas o Lula não. Sempre deu um bom exemplo para a categoria. Eu queria que este americano provasse que o Lula é um bêbado. Ou contasse quem foi que falou. Era o único jeito de não ficar sujo no Brasil."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;