Economia Titulo
Produção de veículos tem recorde histórico em janeiro
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
07/02/2006 | 20:12
Compartilhar notícia


Volume de carros produzidos no Brasil no mês de janeiro bate recorde. De acordo com dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional de Veículos Automotores) nesta terça, a produção das montadoras atingiu 198.448 veículos, número 20,5% superior ao obtido em igual período de 2005.

Segundo o levantamento, em janeiro deste ano, 73% das vendas foram desse tipo de veículos. "Nossa expectativa é continuar crescendo, porque o consumidor interno adotou rapidamente essa tecnologia, que tem uma característica bem brasileira", avaliou o presidente da Anfavea, Rogelio Golfarb, em entrevista à Agência Brasil. "Outros países começam a olhar a experiência que temos aqui e vêem uma alternativa de combustível verde", acrescentou.

As exportações também tiveram resultados positivos, com movimento de US$ 740,1 milhões, 16,8% acima do primeiro mês do ano passado. No mercado interno, foi registrado o segundo melhor volume da série histórica para um mês de janeiro, com vendas de 132,8 mil unidades. No mesmo período de 2005, foram 106,6 mil unidades vendidas.

No mesmo ritmo, os licenciamentos chegaram a 132.890 veículos, 24,6% mais do que no mesmo período do ano passado. Para Golfarb, mesmo com queda em relação a dezembro do ano passado (27,6%) o quadro é positivo, já que o desempenho de dezembro foi recorde. Segundo ele, o setor registra um processo de aceleração, reflexo da melhoria da situação geral da economia, o que deixa o trabalhador mais confortável e mais seguro para entrar em financiamentos de veículos.

De acordo com o presidente da instituição, a indústria espera manter as exportações em alta este ano, embora em um ritmo menor por causa do câmbio desfavorável. "A meta é chegar a cerca de US$ 11,5 bilhões, com alta de 2,7%", acrescenta. A Anfavea prevê um aumento de 7,1% nas vendas ao mercado interno, com 1,8 milhão de unidades. A produção total deve crescer 4,5% e atingir 2,6 milhões de veículos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;