Política Titulo
'Permanência de Tortorello no PTB não muda quadro político'
Juliana Gattone
Do Diário do Grande ABC
14/01/2004 | 23:13
Compartilhar notícia


Quando o tema é a permanência do prefeito Luiz Tortorello no PTB, oposição e situação concordam em um ponto: o fato não mudará o quadro eleitoral em São Caetano.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Pinheiro (PTB), tudo continua igual. “Mesmo que ele estivesse em outro partido, sua liderança é incontestável. A pessoa que ele apoiar (nas eleições de 2004) terá respaldo político muito bom para sucedê-lo”, avalia. Para Pinheiro, o prefeito apoiará alguém do PTB. “Ele não falou quem será, mas o apoio ficará com alguém do partido. Ele tem muitas afinidades com o PTB, já que está há vários anos na legenda. E se ele continua filiado, porque eu tomei conhecimento pelo jornal, mais do que nunca o apoio é nosso”, disse.

O Diário revelou em sua edição de terça-feira a permanência do nome do prefeito na lista oficial dos filiados do PTB, apesar de Tortorello ter anunciado sua saída do partido em abril do ano passado.

Para o candidato a prefeito e vereador Anacleto Tite Campanella (PFL), mesmo que Tortorello saia do PTB ele irá indicar o candidato à sucessão. “Ele é o chefe do grupo político.”

O vereador comparou o quadro atual de São Caetano com o vivenciado em São Paulo em 1996, quando o então prefeito Paulo Maluf (PP) apoiou o até então desconhecido secretário de Finanças Celso Pitta, que conseguiu se eleger. “A questão é que o Tortorello não vai apoiar um político, será um assessor ou um diretor que não tem vivência da vida pública eleitoral. Vai fazer o que o Maluf fez com o Pitta e, por isso, não muda o quadro.”

Tite analisa que as características do sucessor, como não ser popular, não fará a menor diferença para os demais candidatos. “Acredito que teremos três blocos: um que apoiará o PT, um do governo e o outro que seguirá um caminho diferente", afirmou. O pefelista disse que já iniciou conversas com os moradores. “Só com as conversas temos noção do que a cidade quer e precisa.”

Para o candidato, vereador e líder do governo na Câmara, Gilberto Costa (PSDB), também não vai ter mudança. “Também não acho que ele tenha obrigação de apoiar uma pessoa do partido dele. Muitas pessoas já apoiaram alguém de outro partido porque tinha compromissos ou o nome era mais forte. Mas já que ele é do PTB e o partido tem pré-candidato, a tendência é apoiar alguém da legenda. Hoje, esse alguém é o Auricchio.”

O outro candidato já confirmado, o vereador Hamilton Lacerda (PT), além dos pré-candidatos, os diretores Moacir Guirão (Transportes e Vias Públicas – PP) e José Auricchio Júnior (Sáude e Vigilância Sanitária – PTB) não retornaram as ligações da reportagem do Diário nesta quarta-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;