Internacional Titulo
Governo boliviano ameaça usar tropas para desbloquear as estradas
Do Diário do Grande ABC
19/09/2000 | 13:21
Compartilhar notícia


O gabinete de ministros do presidente Hugo Banzer determinou a intervençao policial e militar dos bloqueios de estrada ordenados pelos sindicatos de camponeses, professores e plantadores de coca, informou nesta terça-feira o ministro do Governo, Guillermo Fortún.

``O Governo tem a obrigaçao de garantir a livre circulaçao pelas estradas do país. Nesse sentido, recorrerá à força pública se os plantadores e os professores (rurais apoiados pelos camponeses) mantiverem o bloqueio de alguns caminhos', advertiu Fortún.

O poderoso sindicato dos plantadores de coca mobilizou esta segunda-feira mais de 15 mil camponeses para fechar a principal estrada da Bolívia, em protesto pela construçao de bases militares na regiao do Chapare, revelou o deputado de esquerda Evo Morales.

Durante a primeira jornada, ``o bloqueio foi excelente', destacou Morales, líder de mais de 60 mil famílias indígenas que vivem na regiao do Chapare, a maior produtora de folha de coca da Bolívia.

O trecho de 10 km entre Villa Tunari, 600 km a leste de La Paz e principal foco do movimento, e Todos Santos, está bloqueado por paus e pedras e sob o controle de grupos de camponeses armados com facoes e foices.

A estrada forma o principal eixo rodoviário do país, ligando os departamentos de La Paz (oeste), Cochabamba (centro) e Santa Cruz (leste).

Morales aplaudiu a decisao de vários sindicatos de outros pontos do país que ``aderiram ao movimento', e destacou que ``durante a jornada nao ocorreram confrontos com polícia'.

``Estamos abertos ao diálogo, mas nao recebemos qualquer convite do governo para negociar'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;