Internacional Titulo
Putin envia carta de condolências a novo líder da OLP
Do Diário OnLine
Com AFP
11/11/2004 | 17:45
Compartilhar notícia


"A morte de Yasser Arafat" é uma grande perda para seu povo, afirmou o presidente russo, Vladimir Putin, em carta enviada a Mahmud Abas, nomeado nesta quinta-feira o novo líder da OLP (Organização para a Libertação da Palestina). Segundo analistas, a morte do presidente da Autoridade Palestina, falecido nesta quinta, na França, não só é uma perda para os palestinos, como também para a Rússia, um país com o qual tinha fortes vínculos.

Sem dúvida, Moscou (capital russa) também se aproximou de Israel nos últimos anos, e é provável que aumente sua influência no Oriente Médio por seu intermédio, previram os analistas.

Em sua carta de condolências a Mahmud Abas, Putin destacou que Yasser Arafat foi um dirigente "de envergadura internacional, que dedicou toda a sua vida à causa justa do povo palestino", ao tratar de criar um Estado independente com o objetivo de coexistir "em paz com Israel dentro de fronteiras seguras e reconhecidas".

De acordo com vários especialistas, o fim de Arafat é também uma perda para a Rússia. As relações entre Moscou e o chefe da OLP começaram no final dos anos 60. Arafat visitou a capital russa pela primeira vez em 1968, aos 39 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;