Internacional Titulo
Alemanha: presidente do CDU renuncia
Do Diário do Grande ABC
16/02/2000 | 17:55
Compartilhar notícia


O presidente da Uniao Democrata Crista, Wolfgang Schaeuble, anunciou quarta-feira que renunciará ao cargo por causa das dúvidas sobre sua capacidade para dirigir o partido durante o escândalo provocado pelo financiamento das campanhas eleitorais.

Schaeuble, 57 anos, sucedeu o chanceler Helmut Koh como presidente da UDC, depois das eleiçoes de 1998. Schaeuble disse que, apesar de continuar à frente do partido até abril (quando haverá nova eleiçao), nao irá ser candidato à reeleiçao.

Ele acrescentou que tomou essa decisao para permitir ao partido empreender ``um novo começo' e restaurar a credibilidade e a capacidade de funcionamento da UDC, como força opositora. ``A crise da UDC nao deve passar a ser uma crise da democracia', declarou.

A decisao de Schaeuble é também um sinal de que a UDC tenta deixar para trás seu passado e superar o escândalo, que terminou custando ao partido a queda do apoio popular, praticamente assegurando sua derrota nas próximas eleiçoes estatais.

Schaeuble, que admitiu ter aceitado uma doaçao de 100.000 marcos (US$ 500 mil) do empresário alemao-canadense Karlheinz Schreiber, perdeu a credibilidade junto aos eleitores.

Schreiber afirmou que atuava a favor de um conglomerado industrial, Thyssen, para assegurar a construçao de uma fábrica de armas no Canadá, apesar de Schaeuble ter dito que o dinheiro era para a campanha.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;