A prefeita municipal Edna Brito (PRP) está acusando a companhia de colocar sua cidade em risco com o transporte de cargas perigosas sem manter a conservaçao dos trilhos. As precárias condiçoes, segundo ela, foram responsáveis pelo descarrilamento da composiçao.
Para a prefeita, a perícia do maquinista evitou uma tragédia de proporçoes ilimitadas na semana passada. O trem saiu das linhas de bitola estreita quando passava pelo centro comercial e percorreu por quase um quilômetro, andando sobre pedras e dormentes. Quando as quatro locomotivas que arrastavam os 80 vagoes pararam na zona oeste do município, os tanques que transportavam combustível inflamável tombaram, caíram numa ribanceira e causaram incêndio que consumiu mais de 100 mil litros de óleo diesel e feriu quatro pessoas.
O deputado estadual Edson Gomes (PPB) visitou nesta segunda o local do acidente, onde o tráfego já foi restaurado e disse que vai solicitar do governo, explicaçoes mais detalhadas sobre o cumprimento das promessas de investimento que a empresa fez quando assumiu a administraçao da ferrovia. Segundo Gomes, tudo que se viu até agora foi o aumento de 40 para 100 no número de vagoes arrastados pelas locomotivas, enquanto a precária condiçao dos trilhos só piorou nos últimos anos. "Dormentes quebrados, trilhos soltos e gastos provocam constantes descarrilamentos", disse Gomes.
O fazendeiro Norberto Vicente, que mora em Andradina, afirmou que em sua fazenda no município de Agua Clara (MS), a Novoeste mantém um cemitério com dezenas de vagoes que todos os meses descarrilam e viram sucada. Vicente disse que nos tempos da Rede Ferroviária Federal havia troca de trilhos e dormentes. Segundo o fazendeiro, com a Novoeste a ferrovia "está se acabando dia-a-dia".
Em Bauru, a assessoria de imprensa da Novoeste informou que a privatizaçao foi realizada em julho de 96 e que em junho de 98, a administraçao do trecho foi incorporada à holding Ferropasa, a mesma que cuida da Ferronorte. Ainda conforme a mesma fonte, a nova diretoria tomou posse há menos de dez dias e ainda nao tem condiçoes de informar quais sao os planos de investimentos na conservaçao e modernizaçao da estrada.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.