Internacional Titulo
Putin fala em ampliar o mandato presidencial
Da AFP
12/02/2004 | 17:47
Compartilhar notícia


O presidente russo, Vladimir Putin, favorito na votação de 14 de março, evocou nesta quinta-feira, dia do início oficial da campanha, a possibilidade de ampliação de seu mandato presidencial, atualmente de quatro anos, e destacou que um Chefe de Estado tem o dever de formar um sucessor digno.

"Sempre é possível encontrar argumentos para aumentar a duração do mandato presidencial: talvez cinco anos não seja ruim, sete anos é muito", declarou Putin em tom de brincadeira ao responder a uma pergunta sobre a eventualidade de ampliar seu mandato a sete anos, durante um encontro com cabos eleitorais em Moscou.

"É melhor não tocar na Constituição, que fixa o mandato presidencial em quatro anos e impede mais de dois mandatos do mesmo presidente", acrescentou.

Muitas pessoas defendem um prolongamento do mandato presidencial a sete anos, a possibilidade de um terceiro mandato e, até mesmo, a presidência vitalícia para Putin.

Putin, eleito em março de 2000 pela primeira vez, desponta como favorito nas eleições russas. Além da aprovação popular, o presidente tem a maioria no Parlamento. Os outros 6 candidatos não superam mais do que 4% das intenções de voto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;