Cultura & Lazer Titulo
Balé da Cidade de SP dança de graça em Diadema
Gislaine Gutierre
Da Redaçao
03/06/2000 | 17:50
Compartilhar notícia


  O Balé da Cidade de Sao Paulo, dirigido por Ivonice Satie, encerra neste domingo, com o espetáculo Forró For All, o evento Arte Pública, realizado pelo Departamento de Cultura de Diadema de abril a junho. A apresentaçao está marcada para as 20h, no Teatro Clara Nunes, com entrada franca.

A coreografia assinada por Ana Mondini leva ao palco um pouco da poesia que envolve a emigraçao no Brasil. A narrativa é abrangente e nao se resume a retratar apenas o tradicional êxodo do Nordeste para o Sul.

Segundo Ivonice, que também dirige a Companhia de Danças de Diadema, Forró For All é um espetáculo carregado de energia, sensualidade, emoçao e alegria. Além disso, e antes de mais nada, o balé faz o público sentir o que é ser brasileiro.

A música é, obviamente, o forró. "Sao temas de Luiz Gonzaga que foram desenvolvidos pelo pianista Jether Garotti especialmente para o espetáculo", explica a diretora.

A coreografia foi criada em 1994 para a extinta Companhia de República da Dança, e remontada pelo Balé da Cidade em outubro de 1999. Desde entao, foi incorporada ao repertório da companhia, que também desde o ano passado tem Ivonice novamente como diretora artística.

A decisao de remontar o espetáculo partiu da própria Ivonice, que acredita ser esta uma das mais expressivas obras da dança contemporânea brasileira dos anos 90. Em sua opiniao, levar esta coreografia ao público com o elenco da companhia é uma forma de nao deixar a obra cair no esquecimento.

Nos planos do Balé da Cidade estao apresentaçoes de peças de seu repertório, na Alemanha, Itália e Cingapura. O trabalho mais recente é In Pulso, que a companhia estreou no mês passado, no Theatro Municipal de Sao Paulo, acompanhada da Orquestra Experimental de Repertório. O espetáculo mostra personagens típicos da metrópole, vivendo num mundo de tristeza e ternura, solidao e amor, alegria e abandono.

A apresentaçao deste domingo marca o encerramento das atividades do projeto Arte Pública no primeiro semestre. De abril até agora foram realizados eventos como uma grande exposiçao a céu aberto, em diversos pontos da cidade, com obras de 30 artistas. Um dos participantes foi Emmanuel Nassar, do Pará, que fez a instalaçao Brazil na praça da Moça.

Também foram realizados workshops - como o do artista Joao do Lixo, no Parque Ecológico do bairro Eldorado - shows com artistas da regiao, e a mostra Pela Inclusao Social, com esculturas do artista argentino Ricardo Amadasi, entre outros eventos.

Forró For All - Encerramento do projeto Arte Pública com a Companhia de Danças de Diadema. Domingo, às 20h. No Teatro Clara Nunes - r. Graciosa, 300. Tel.: 713-3983. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;