Internacional Titulo
Estudo revela que orgasmo feminino depende também da genética
Da AFP
08/06/2005 | 16:35
Compartilhar notícia


Pesquisadores britânicos descobriram que a capacidade de as mulheres atingirem o orgasmo é, em parte, de ordem genética. O estudo britânico da Biology Letters minimiza a importância dos fatores psicológicos ou culturais nesse processo que permanece, fundamentalmente, um mistério. Pesquisas anteriores já mostraram a dificuldade encontrada por muitas mulheres para chegar ao orgasmo, mas as causas ainda são desconhecidas

A equipe de cientistas, no entanto, encontrou uma pista genética, depois de terem estudado mais de 3 mil respostas a um questionário sobre o assunto enviado a mulheres gêmeas.

Para detectar a existência ou não de um fator genético, os pesquisadores isolaram dois grupos: um formado por gêmeas idênticas - seu patrimônio genético é rigorosamente o mesmo - e o outro, por gêmeas falsas, que têm 50% dos genes em comum. As respostas ao questionário foram bastante diferentes entre os dois grupos, provando que um fator genético é, em parte, responsável pelo orgasmo, estimou a equipe dirigida por Tim Spector, da Unidade de Epidemiologia Genética e de Pesquisa sobre gêmeos do Hospital St Thomas, de Londres.

O estudo saiu no número de junho da Biology Letters, uma publicação da Royal Society, equivalente britânica da Academia de Ciências. Entre o grupo de 683 gêmeas verdadeiras, 31% afirmaram atingir o orgasmo sempre ou freqüentemente em relações sexuais e 39% em masturbações. Esses números caem para 10% e 17%, respectivamente, entre o grupo de 714 gêmeos falsos.

Mas os pesquisadores também descobriram semelhanças entre os dois grupos. Em ambos, quase um terço das mulheres entrevistadas, 32%, dizem que nunca ou raramente chegam ao orgasmo durante uma relação sexual e 21% delas também não conseguem atingi-lo na masturbação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;