Esportes Titulo
Rubens Barrichello dá um banho na chuva de Montreal
Flavio Gomes
De Montreal para o Diário
13/06/2003 | 21:27
Compartilhar notícia


Rubens Barrichello disse há alguns dias que sua temporada começaria em Montreal. Um pouco tarde, afinal o GP do Canadá é a oitava etapa do Mundial e marca a metade do campeonato. Mas se é para começar, que comece bem, e o brasileiro da Ferrari conseguiu nesta sexta-feira o melhor tempo, debaixo d'água, na pré-classificação para a corrida.

A chuva começou no final da manhã, durante os treinos livres, e quando os carros foram para suas voltas lançadas no circuito Gilles Villeneuve, à tarde, a pista estava completamente encharcada. Tanto que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) permitiu o uso de pneus para condições extremas pela primeira vez no ano.

Na primeira parte dos treinos matinais, com pista seca, Antonio Pizzonia, da Jaguar, fez o melhor tempo: 1min16s621. No molhado, Rubens foi o mais rápido, com 1min30s925. A média de velocidade caiu dos 204,899 km/h de Pizzonia para 172,665 km/h de Barrichello algumas horas depois.

"Estava bastante molhado, mas é o tipo de condição que eu gosto, e para andar bem na chuva é preciso gostar", disse o ferrarista. "Acho que este fim de semana vai ser uma loteria, porque eu serei o último a fazer a classificação e ninguém sabe como estará a pista. Pode ser que chova só na última parte e isso pode atrapalhar bastante."

Os pneus da Bridgestone ajudaram bastante na tarefa de Barrichello, que colocou 1s044 sobre seu companheiro Michael Schumacher, outro especialista em pista molhada. "Nossos pneus para essa quantidade de chuva são muito bons", disse o brasileiro. Verdade. Os quatro primeiros de sexta-feira usam Bridgestone, e os que vieram depois da dupla da Ferrari pertencem a times pequenos: Nick Heidfeld, da Sauber, e Ralph Firman, da Jordan.

O melhor Michelin do dia foi Fernando Alonso, da Renault, que fez sua volta lançada quando havia um pouco menos de água no asfalto, no início da sessão. Kimi Raikkonen, da McLaren, líder do Mundial, ficou em sexto. Até a Minardi, que freqüenta invariavelmente as duas últimas posições, andou na frente de um monte de gente graças aos pneus japoneses: em 11º com Jos Verstappen e 13º com Justin Wilson.

Os outros brasileiros , ambos equipados com Michelin, fizeram um treino ruim e terminaram o dia em 16º, Cristiano da Matta, e 17º, Pizzonia. O treino que define o grid será realizado neste sábado a partir das 14h de Brasília. O GP do Canadá, 70 voltas, acontece domingo também às 14h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;