Setecidades Titulo
Grande ABC já enfrenta surto de gripe esperado para maio
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
28/03/2004 | 19:17
Compartilhar notícia


O aumento gradativo de casos gripe no último mês já caracterizou um surto da doença no Grande ABC. Previsto para chegar entre maio e agosto, o vírus Influenza, responsável pela gripe, chegou em março à Região Metropolitana e já conseguiu aumentar em 40% os casos registrados no sistema público de saúde de São Bernardo.

No país, a campanha nacional de vacinação gratuita contra a gripe em idosos só começará a partir do dia 17 de abril, com objetivo de prevenir o surto de maio. A meta é alcançar 15,2 milhões de pessoas maiores de 60 anos, normalmente os mais sensíveis à gripe, equivalente a 70% da população nessa faixa etária.

Segundo o professor titular de pneumologia da Faculdade de Medicina do ABC e pneumologista do Hospital Cristóvão da Gama, em Santo André, Elie Fiss, o surto está centrado na Região Metropolitana, mas ainda não se sabe se o vírus veio do Hemisfério Norte, nesse caso, possivelmente trazido por turistas, ou se o seu surgimento se antecipou por outra razão no hemisfério Sul.

“Nas últimas três semanas, os casos aumentaram muito. O vírus provoca dores musculares, tosse, febre e, em alguns casos, broncoespasmos”, explicou Fiss.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e pronto-socorros de São Bernardo estão em alerta. Na cidade, a chegada de gripados aumentou 40% e já provoca maior espera no atendimento.

Na UBS Jardim Silvina, por exemplo, o número de atendimentos saltou de 254 para 382. “Nossos médicos nos informaram que os casos estão em maior número e mais intensos. Geralmente, o quadro clínico é febre alta, dor de cabeça, tosse e mal-estar”, disse a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde de São Bernardo, Sandra Regina Passos.

Fiss recomenda aos gripados não se automedicar. Apenas analgésicos e antitérmicos são permitidos. Uma opção é a vacinação (cerca de R$ 40 em clínicas na região ou no próprio Hospital Cristóvão da Gama) contra a gripe. “A eficácia é de 70% a 90%.”

Segundo ele, a gripe é uma doença importante e deve ser tratada por um médico e não como um resfriado qualquer. “É comum ocorrer complicações como bronquite, pneumonia, sinusite e até óbito em idosos”, disse.

Levantamentos – As outras cidades da região ainda não têm dados sobre a gripe. Em Mauá, um levantamento feito com dados da semana passado no Hospital Nardini registrou um aumento de 20% no pronto-socorro. Diadema e Santo André não têm dados, mas, segundo a assessoria de imprensa de Diadema, o sistema público percebeu um aumento de demanda. As outras cidades do Grande ABC não passaram os dados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;