As fotos que estampam os postais foram escolhidas por meio do concurso público Revelando Paranapiacaba, com promoção do Diário, aberto a fotógrafos profissionais e amadores, que recebeu 183 inscrições – a maioria, do Grande ABC. As seis imagens premiadas, somadas a outras 14 selecionadas, compõem a mostra, que traz reproduções dos trabalhos em banners de vinil (formato 2m x 1m). A exposição deve ser itinerante, ocupando posteriormente outros espaços em Santo André e em Paranapiacaba.
Cláudio Pompeu Pessoa, Gláucia Miwa Honma, Élcio Moreno, Andrea Bianca Pereira e Julie Fabri (esta com duas fotos) foram os premiados. Entre as 14 fotografias selecionadas, duas levam o crédito de Nário Barbosa, fotógrafo do Diário e artista plástico. A mostra gerou um folder (3 mil cópias) que traz reproduções das 20 imagens em exibição.
Cada cartão (formato 12cm x 18cm) tem uma tiragem de 2 mil exemplares. Metade fica com o autor da imagem; a outra, com a Subprefeitura de Paranapiacaba, realizadora do concurso Revelando Paranapiacaba, que pretende ser anual.
Assim como os folders, os postais pertencentes à Subprefeitura terão como destino instituições culturais, de patrimônio e de meio ambiente, entre outras.
Além do crédito do respectivo fotógrafo, os versos dos cartões trazem informações sobre a Vila (históricas ou geográficas, por exemplo), diferentes em cada lote. Entre elas: “A Vila de Paranapiacaba foi implantada na segunda metade do século XIX, em decorrência da construção da ferrovia que fazia a ligação do interior do Estado de São Paulo ao Porto de Santos”.
Outro exemplo: “No dia 14 de setembro de 1999, a Vila de Paranapiacaba foi inscrita oficialmente na lista dos 100 monumentos culturais ameaçados no mundo, no período de 2000 a 2001”.
No entanto, em alguns casos as frases dos versos dos cartões não condizem com a imagem, o que causa estranhamento. O postal com a foto de autoria de Cláudio Pompeu Pessoa traz o seguinte texto: “Paranapiacaba, em tupi-guarani, quer dizer ‘lugar de onde se vê o mar’. Era esta a visão dos povos indígenas que passavam pela região rumo ao planalto”. Isso enquanto a fotografia aborda a temática do maquinário da ferrovia.
Uma pessoa que porventura receba esse postal, e não conheça Paranapiacaba, certamente não o entenderá. Se os cartões contassem com legendas especificando do que se trata cada imagem, seria uma boa solução.
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