Cultura & Lazer Titulo
Começa mostra de fotos do Revelando Paranapiacaba
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
16/11/2001 | 18:01
Compartilhar notícia


  A reunião de beleza natural e riqueza arquitetônica e histórica como há na Vila de Paranapiacaba é rara, seja no Grande ABC, no Estado de São Paulo ou mesmo no Brasil. Essa fantástica união é agora desvendada em uma série de seis lotes de cartões-postais. E Paranapiacaba em imagens ainda pode ser desfrutada por outro meio: uma exposição que abre às 10h deste sábado no Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André). Com entrada franca, a mostra fica em cartaz até 16 de dezembro, aberta durante 24 horas por dia.

As fotos que estampam os postais foram escolhidas por meio do concurso público Revelando Paranapiacaba, com promoção do Diário, aberto a fotógrafos profissionais e amadores, que recebeu 183 inscrições – a maioria, do Grande ABC. As seis imagens premiadas, somadas a outras 14 selecionadas, compõem a mostra, que traz reproduções dos trabalhos em banners de vinil (formato 2m x 1m). A exposição deve ser itinerante, ocupando posteriormente outros espaços em Santo André e em Paranapiacaba.

Cláudio Pompeu Pessoa, Gláucia Miwa Honma, Élcio Moreno, Andrea Bianca Pereira e Julie Fabri (esta com duas fotos) foram os premiados. Entre as 14 fotografias selecionadas, duas levam o crédito de Nário Barbosa, fotógrafo do Diário e artista plástico. A mostra gerou um folder (3 mil cópias) que traz reproduções das 20 imagens em exibição.

Cada cartão (formato 12cm x 18cm) tem uma tiragem de 2 mil exemplares. Metade fica com o autor da imagem; a outra, com a Subprefeitura de Paranapiacaba, realizadora do concurso Revelando Paranapiacaba, que pretende ser anual.

Assim como os folders, os postais pertencentes à Subprefeitura terão como destino instituições culturais, de patrimônio e de meio ambiente, entre outras.

Além do crédito do respectivo fotógrafo, os versos dos cartões trazem informações sobre a Vila (históricas ou geográficas, por exemplo), diferentes em cada lote. Entre elas: “A Vila de Paranapiacaba foi implantada na segunda metade do século XIX, em decorrência da construção da ferrovia que fazia a ligação do interior do Estado de São Paulo ao Porto de Santos”.

Outro exemplo: “No dia 14 de setembro de 1999, a Vila de Paranapiacaba foi inscrita oficialmente na lista dos 100 monumentos culturais ameaçados no mundo, no período de 2000 a 2001”.

No entanto, em alguns casos as frases dos versos dos cartões não condizem com a imagem, o que causa estranhamento. O postal com a foto de autoria de Cláudio Pompeu Pessoa traz o seguinte texto: “Paranapiacaba, em tupi-guarani, quer dizer ‘lugar de onde se vê o mar’. Era esta a visão dos povos indígenas que passavam pela região rumo ao planalto”. Isso enquanto a fotografia aborda a temática do maquinário da ferrovia.

Uma pessoa que porventura receba esse postal, e não conheça Paranapiacaba, certamente não o entenderá. Se os cartões contassem com legendas especificando do que se trata cada imagem, seria uma boa solução.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;