Internacional Titulo
Rice nega espionagem ilegal nos Estados Unidos
Da AFP
16/12/2005 | 14:17
Compartilhar notícia


A secretária de Estado americana Condoleezza Rice negou nesta sexta-feira que o presidente George W. Bush tenha ordenado realizar tarefas ilegais de espionagem doméstica, mas não quis comentar os informes que afirmam que foram realizadas escutas telefônicas e de e-mails nos Estados Unidos sem autorização judicial.

Indagada em duas entrevistas televisivas, Rice se negou a discutir esses informes, que sugerem que a autorização de Bush foi ilegal.

"O presidente foi muito claro que não ordenaria fazer coisas ilegais. Sempre disse que faria tudo o que pudesse para proteger o povo americano de ataques como sofremos em 11 de setembro, mas dentro da lei e respeitando as liberdades civis dos americanos", enfatizou.

A Casa Branca, no entanto, não desmentiu as informações veiculadas pela imprensa. O porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan, se amparou no segredo de Estado para negar fazer comentários a respeito da notícia.

Segundo o jornal New York Times desta sexta-feira, Bush autorizou em 2002 a Agência Nacional de Segurança (NSA) a espionar milhares de cidadãos americanos e estrangeiros nos Estados Unidos sem uma ordem do tribunal.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;