Cultura & Lazer Titulo
Arte que nasce no trajeto
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
04/08/2010 | 07:16
Compartilhar notícia


Do ofício como pintor letrista para a carreira de artes plásticas foi um passo. "Tive facilidade para lidar com tinta", recorda-se o andreense Milton Mota, 56 anos, que ingressou no meio artístico na década de 1970.

A versatilidade acompanha a trajetória do autodidata. Prova disso é a exposição Trajetos, que abre amanhã, às 19h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André.

Instalação, telas, objetos e esculturas integram as dez obras inéditas, produzidas nos últimos três meses. Não há um tema central. Tudo resulta da observação do cotidiano.

Curiosa é a série fotográfica - feita em Paraty (RJ) - que originou o título da mostra. Imagens colocadas no chão representam passos em diferentes pisos como terra e grama. São sandálias azuis, cujas tiras de borracha foram aplicadas às fotografias. No fim do trajeto, surge um par de sandálias rosas. "Fica na imaginação de cada um o que significa e acontece na sequência", aponta.

Entre as pinturas, há duas acrílicas sobre tela. Em preto e branco, uma sugere labirinto a partir da optical art, forma abstrata de arte caracterizada pela utilização de figuras geométricas. Outra apresenta eclipses vermelhas sobrepostas.

Uma das quatro esculturas é interativa. Peças triângulares de metal ficam em cima de uma mesa para que o público monte a própria escultura.

Objetos feitos a partir da sobreposição de chapas de acrílico ainda geram a impressão de tridimensionalidade. Parte da inspiração vem das obras de Luiz Sacilotto (1924-2003). "Ele é o grande pai do concretismo. Tive a oportunidade de conhecê-lo e me identifiquei com as obras", aponta o artista, que participou de 31 salões de arte e ganhou 17 prêmios nos últimos três anos.

Artes plásticas e literatura dialogam na mostra. Cada peça foi apadrinhada por um poeta, sendo a maioria residente no Grande ABC. "Eles deram nomes e escreveram poesias a partir de imagens das obras", conta. O material está impresso em catálogo.

Entre os escritores, Dalila Teles Veras, Jurema Barreto de Souza e Zhô Bertholini. Mas a missão parece que ainda não terminou. Mota fez sugestão para a abertura: declamar os poemas ao lado das obras. Que tal? Alguns já aceitaram a proposta.

Trajetos - Mostra de Milton Mota. Abre amanhã, às 19h. Visitação de terça a sábado, das 10h às 17h. Na Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;