Internacional Titulo
Dois membros da Al-Qaeda e 5 policiais morrem na Arábia Saudita
Da AFP
28/12/2005 | 13:07
Compartilhar notícia


As forças de segurança sauditas acertaram um novo golpe ao braço local da Al-Qaeda ao matar entre terça e quarta-feira dois de seus membros, na verdade os ativistas mais procurados do reino, de acordo com fontes oficiais e de segurança.

Os dois homens, que figuram de uma lista de 36 militantes procurados em junho, foram mortos em dois enfrentamentos, sendo que no primeiro, na terça-feira, também morreram cinco policiais, segundo um porta-voz do Ministério saudita do Interior.

"Abderrahman Al-Motaab, número quatro de uma lista de 36 pessoas mais procuradas, de 26 anos, morreu na região desértica pela manhã", declarou para a AFP a mesma fonte, que pediu anonimato. A informação não foi confirmada oficialmente.

Outro suspeito, Mohammad Abel Rahman Al-Souilmi, cujo nome figura da lista e que havia sido capturado na terça-feira após os enfrentamentos na região de Al-Qassim, no centro do reino saudita, morreu por causa de ferimentos, anunciou mais cedo um porta-voz do ministério Saudita do Interior.

A Arábia Saudita enfrenta desde maio de 2003 uma onda de atentados reivindicados por partidários da Al-Qaeda, que matou 90 civis, 49 membros das forças de segurança e 120 ativistas, de acordo com balanço oficial.

Suilmi era o número sete da lista de 36, todos eles procurado por possíveis vínculos com a chamada minoria de 'extraviados' - palavra que na terminologia oficial designa os partidários do Al-Qaeda na península arábica, ou seja, o braço local da rede terrorista de Osama Bin Laden.

Antes do enfrentamento que lhe tirou a vida, Suilmi matou dois policiais disparando contra seu veículo, que estava estacionado na Cidade dos Peregrinos, a leste de Buraida, capital da região de Al Qassim, ao norte da capital saudita, segundo um porta-voz do Ministério do Interior.

Suilmi matou então outros três policiais de um posto de controle perto de Al Midhab, ao sul de Buraida, segundo a fonte.

Contudo, o terrorista foi ferido e capturado no final de uma perseguição com a Polícia, destacou o porta-voz, esclarecendo que um segundo suspeito era procurado por forças de segurança.

O fugitivo, que seria Abderrahman Al Motaab, 'se apoderou de um carro ocupado por mulheres depois de ameaçá-las com armas'.

Dos 36 suspeitos da lista publicada em junho, vários já foram detidos, mortos ou se renderam às autoridades.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;