Política Titulo
Megaoperação da PF prende 63 pessoas em sete Estados
Do Diário OnLine
Com Agências
17/08/2004 | 22:08
Compartilhar notícia


Uma megaoperação comandada pela PF (Polícia Federal) prendeu nesta terça-feira, em sete Estados do Brasil, 63 pessoas acusadas de crimes de formação de quadrilha, evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. Aproximadamente 800 oficiais participaram da ação intitulada 'Farol da Colina'. A Delegacia de Combate ao Crime Organizado cumpriu 208 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo juiz Sérgio Moro, da 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba.

Os agentes federais, junto com funcionários do MPF (Ministério Público Federal), do BC (Banco Central) e da Receita Federal, trabalharam em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Paraíba, Pernambuco e Amazonas. A operação Farol na Colina faz parte das investigações sobre o caso Banestado, que inclui mais de 100 inquéritos policiais e a identificação de organizações criminosas responsáveis pela transferência ilegal de aproximadamente de US$ 30 bilhões em divisas. A evasão teria ocorrido por meio de contas CC-5, abastecidas por valores remetidos por pessoas físicas e jurídicas de vários Estados, originalmente depositados em contas correntes tituladas por 'laranjas'.

As pessoas procuradas, segundo informações do delegado da PF Wagner Castilho, cometeram irregularidades financeiras (evasão de divisas, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro) e movimentaram, em contas no exterior, cerca de US$ 20 bilhões no período de 1997 a 2002, incluindo a participação de doleiros estrangeiros. Estima-se que a Receita Federal lavre milhares de autos de infração, da ordem de bilhões de reais.

Entre os doleiros está Antônio Oliveira da Claramunt, conhecido como Toninho da Barcelona, preso no final da tarde desta terça-feira em São Paulo. Um dos cambistas mais conhecidos do Estado, Toninho foi preso em regime temporário, sob acusação de evasão de divisas.

Segundo informações da PF, mais de 23 doleiros foram presos somente em São Paulo, mas seus nomes ainda não foram divulgados. Em Manaus (AM), foram detidas três pessoas, entre elas os empresários Carlos Roberto Cortez e Gilberto Filho. Em Pernambuco, foram presos dois proprietários de casas de câmbio, sendo três pessoas ainda procuradas. No Rio de Janeiro estão presas nove pessoas – de 28 mandados. Em Minas Gerais a polícia já deteve Camilo de Lelis Assunção, Carlos Maurício Inácio de Souza, Aroldo Bicalho e Silva e Paulo Roberto Grapiúna Lima, funcionários casas de câmbio e agências de turismo da capital mineira. Em Minas também foram detidos outras 11 pessoas. Na Paraíba, duas pessoas são procuradas e, em Belém, oito.

O nome da operação é uma referência a uma conta no exterior que receberia o dinheiro enviado ilegalmente, chamada de Beacon Hill.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;