Setecidades Titulo Santo André
Galhos provocam explosões em fiação
Leonardo Santos
Especial para o Diário
08/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma árvore de cerca de 20 metros preocupa moradores da Rua Paulo Novais, na Vila Vitória, em Santo André. Os galhos causam constantes explosões e estouros ao entrar em contato com o transformador de energia e, inclusive, quase ocasionaram incêndio na árvore, que está dentro de área do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Segundo os munícipes, o problema ocorre há dez anos.

A equipe do Diário esteve no local e viu galhos queimados na última explosão na calçada. A rua tem grande movimento de estudantes da EE Doutor Generoso Alves de Siqueira, próxima ao local.

“Quando escutamos o estouro, tiramos os aparelhos da tomada”, diz o operador de painel Cláudio Ferrera de Joquino, 52 anos. “Muitos carros ficam estacionados aqui, é perigoso. Fora a movimentação dos alunos.”

Morador da região há 21 anos, o aposentado Márcio Cícero, 45, entrou em contato com o Semasa e a AES Eletropaulo para resolver a situação. “Tentamos de todos os jeitos, mas não adianta. Toda vez que ouvimos um estouro, temos medo de incêndio.”

A dona de casa Silvania Viera, 49, teve o motor do portão queimado. “Custou mais de R$ 200 para arrumar. E isso é frequente. Sempre ouvimos vizinhos reclamando que algum eletrodoméstico queimou.”

A dona de casa Avani Batista, 51, conta que as manutenções da AES Eletropaulo na árvore nunca resolveram o problema. “Chamávamos e eles realmente vinham. Mas, em pouco tempo, o problema voltava a acontecer novamente.”

O Semana informou que a Defesa Civil efetuou vistoria no local em outubro e detectou galhos sobre a fiação elétrica. Na ocasião, foi encaminhado relatório à AES Eletropaulo para que fossem tomadas as providências relacionadas à poda do espécime arbóreo.

A companhia de energia elétrica afirmou que está previsto no cronograma do primeiro semestre serviço de poda e apoio em remoção de árvore na Rua Paulo Novais. Somente no circuito elétrico que atende o endereço, a concessionária realizou 245 podas de árvores em 2015. Ainda conforme a nota, foram registradas duas ocorrências de falta de energia na via por conta de problemas de galhos em contato com a fiação elétrica neste ano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;