Economia Titulo Otimismo
Intenção de consumo sobe 0,9%
Do Diário do Grande ABC
06/02/2012 | 07:48
Compartilhar notícia


As famílias de São Paulo começaram o ano mais animadas. Segundo o Índice de ICF (Intenção de Consumo das Famílias), apurado pela Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), os paulistanos estão 0,9% mais propensos a consumir em janeiro do que estavam em dezembro. Com a terceira alta consecutiva, o ICF atingiu 140,3 pontos em escala que varia de zero a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100.

A assessoria técnica da FecomercioSP aponta a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) da linha branca e, principalmente, o aumento do salário-mínimo como os fatores que mais influenciaram o otimismo das famílias. Outro fator importante foi a redução da taxa de desocupação, que fechou dezembro em 4,7% na Região Metropolitana de São Paulo.

Confirmando a analise, o ICF registrou que 56,7% dos paulistanos estão mais seguros no emprego atual, 69,5% acreditam que o momento é mais propenso para avançar na carreira e 61,7% afirmam que estão ganhando mais do que no mesmo período do ano anterior. Com isso, a perspectiva de consumo para os próximos meses subiu 3,5% em relação a dezembro.

Assim, a FecomercioSP vê um início de ano positivo para as famílias, mas destaca que é preciso planejar antes de consumir. Isso porque, com a redução dos preços devida às queimas de estoque, as pessoas tendem a consumir mais, o que pode elevar o nível de endividamento e comprometer o orçamento do ano. A FecomercioSP afirma, ainda, que o ICF deve continuar a registrar resultados positivos ao longo dos próximos meses, até mesmo pela política de queda de juros e incentivo ao consumo adotada pelo governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;