Cultura & Lazer Titulo Viva
Gêmeas, reativar!

A partir de hoje, ‘Mulheres de Areia’ estará no Viva; novela fez sucesso em 1993 com Raquel e Ruth

Vagner Aquino
29/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Fevereiro de 1993. O Brasil era comandado pelo presidente Itamar Franco, nas rádios Deborah Blando bombava com o A Maçã e a teledramaturgia brasileira ganhava um de seus maiores sucessos: Mulheres de Areia. A novela de Ivani Ribeiro e direção de Wolf Maya – que uniu a trama original de 1973 e O Espantalho (1977) – volta hoje ao ar no canal Viva. O folhetim vai substituir Despedida de Solteiro na faixa das 15h30, de segunda a sábado, com reprise à 1h45. Vale lembrar que, na Globo, Mulheres de Areia foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 1996 e em 2011, sempre com boa audiência.

A trama é sobre as gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Glória Pires. Idênticas fisicamente, têm personalidades distintas. Ambientada no Rio de Janeiro e na fictícia Pontal D’Areia, a história começa com o encontro entre a professora Ruth e Marcos Assunção (Guilherme Fontes), que passam a viver romance. Mas, com o tempo, Raquel, interessada na fortuna do rapaz, rouba o namorado da irmã. O curioso é que a novela foge só do clichê ‘boa e má’, visto que a história ganha reviravolta quando Ruth começa a se passar por Raquel, depois que ela sofre acidente. E, enquanto o público pensa que Raquel está morta, ela se esconde (sob o aval da mãe, Isaura, vivida por Laura Cardoso) para planejar vingança contra a irmã, que assumiu sua personalidade.

Tonho da Lua, personagem de Marcos Frota, também foi destaque na novela. O ator está muito feliz com a volta de Mulheres de Areia para as telinhas. “Tonho foi um divisor de águas, não imaginei que pudesse me ensinar tanto na profissão como na vida. Gostaria de levar a história dele para o cinema”, conta Frota ao Diário.

ONTEM E HOJE
Após 23 anos, alguns atores sumiram da mídia, como é o caso de Alexandra Marzo (Carola). A filha de Beth Faria e Cláudio Marzo, fez sua última aparição em Suave Veneno (1999). Sua irmã – na novela –, Karina Perez (Andréa) também deixou a TV na década de 1990 para se dedicar a projetos pessoais. Seu último trabalho foi em Por Amor (1997), onde deu vida a personagem Rose. Mas há quem está no ar: Humberto Martins e Viviane Pasmanter, por exemplo, formam casal em Totalmente Demais, repetindo a dupla Malú e Alaor; Eduardo Moscovis e Suzana Vieira estão em A Regra do Jogo.

Muitos do elenco já morreram. É o caso de Raul Cortez (Virgílio), Paulo Goulart (Donato), Irving São Paulo (Zé Luiz), Sebastião Vasconcellos (Floriano), Serafim Gonzales (Garnizé), Adriano Reys (Sampaio), Carlos Zara (que atuou nas duas versões, sendo Marcos, em 1973, e Zé Pedro, em 1993) e, mais recentemente, Antônio Pompeo (Servílio).

O SEGREDO DO VIVA
Fernando Schiavo, gerente de marketing do canal conta que o Viva prioriza os conteúdos a partir da década de 1980, por conta da qualidade técnica e visual. “Entretanto não é política obrigatória. Também levamos em consideração os pedidos dos assinantes que chegam por e-mail, site e redes sociais.”

E trazer sucessos dá mesmo certo. Em 2015, o Viva foi, entre os canais da TV por assinatura, líder de audiência na faixa das novelas vespertinas. Laços de Família, que acaba de estrear, já está trazendo números expressivos. O mesmo aconteceu com História de Amor, A Viagem e Rainha da Sucata Meu Bem Meu Mal também já está na fila para voltar à TV.

(Colaborou Marcela Munhoz)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;